home

Carlos César confiante num entendimento com a Comissão Europeia

Carlos César confiante num entendimento com a Comissão Europeia

O líder parlamentar do PS afirmou estar convicto de que o Governo de António Costa chegará “certamente” a um entendimento com Bruxelas quanto ao Orçamento do Estado para 2016.

Notícia publicada por:

PS prepara iniciativa de Lei de Bases da Habitação

“Creio que se chegará certamente a um entendimento, a uma aproximação de posições, e pode haver alguma correção a introduzir da nossa parte, como pode haver e certamente haverá uma aproximação da CE às explicações que o Governo português a todo o tempo está a prestar”, frisou Carlos César, no final da reunião de hoje da bancada parlamentar socialista.

O líder parlamentar do PS sublinhou que “os contactos, esclarecimentos” entre o Executivo e Bruxelas “não são um processo inédito”.

“Se fizermos um exercício de memória sobre o que aconteceu com a apresentação do último Orçamento do Estado, verificarão que as observações e comentários feitos pela Comissão Europeia são em quase tudo idênticos aos que agora são feitos ao governo para o Orçamento de 2016”, acrescentou.

Carlos César reiterou o objetivo do Executivo socialista em “articular o seu programa” de Governo e as suas propostas de crescimento económico e melhoria do rendimento dos portugueses com os “compromissos no plano internacional, e em particular no plano europeu”.

Segundo Carlos César, “as opiniões da Comissão Europeia, nesta fase, são apenas opiniões. E são opiniões que estão a ser contraditadas e esclarecidas pelo Governo português”.

Mas, frisou, a posição do Executivo português, no entanto, não é “inamovível”, até porque “nunca as posições são inamovíveis” e “seria pouco inteligente negociar com a União Europeia dizendo que não se modifica uma letra, um número”.