Câmara de Lisboa atribui nome de alameda a Marques Júnior
A proposta vai ser levada a reunião do executivo municipal, no próximo dia 24 de abril, pela vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, depois da aprovação pela comissão de toponímia, atribuindo a um arruamento perpendicular à Avenida dos Combatentes o nome de Alameda Coronel Marques Júnior, “militar de Abril”.
Marques Júnior, que faleceu em 2012, aos 66 anos, foi um dos intervenientes no 25 de Abril e membro da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA), tornando-se no mais jovem elemento do Conselho da Revolução.
Entre 1985 e 1991 foi dirigente do Partido Renovador Democrático (PRD) e deputado por esse partido à Assembleia da República.
Foi depois eleito deputado pelo Partido Socialista, do qual foi também dirigente, em seis legislaturas consecutivas, entre 1991 e 2011.
Entre outras condecorações militares e civis que recebeu ao longo da vida, foi o primeiro militar, em representação dos militares do 25 de Abril, a ser distinguido com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, em 1982.