“Bom investimento” significa “emprego de qualidade”
Existe uma relação direta entre a qualidade do investimento e do emprego. Esta ideia foi manifestada na manhã desta terça-feira pelo primeiro-ministro, por ocasião da inauguração de uma unidade de inovação da Nokia, em Alfragide, no concelho da Amadora.
Apontando as razões da presença da empresa de tecnologia finlandesa no nosso país, António Costa referiu que “a Nokia investe em Portugal num centro de desenvolvimento e em dois centros globais na área do apoio ao cliente e isso acontece porque o país oferece não só um bom clima, mas sobretudo porque o país oferece excelentes recursos humanos”, disse o líder do Governo.
No sentido de sublinhar a oferta de emprego qualificado que Portugal oferece, António Costa referiu que “aquilo que fez a Nokia crescer em 10 anos de uma empresa com 10 colaboradores em Portugal para uma empresa que tem 2.000 trabalhadores foi, seguramente, essa busca do conhecimento e do talento”.
Na inauguração desta unidade de inovação com 400 profissionais (a maioria dos quais engenheiros), o primeiro-ministro salientou que “a Nokia é um excelente exemplo da parceria entre Portugal e a Finlândia”, disse o chefe do Executivo perante o seu homólogo finlandês, Juha Sipilä.
Continuar a investir em Portugal
Por seu lado, o diretor-geral da Nokia para o sul da Europa garantiu a vontade da Nokia continuar a apostar em Portugal em virtude da capacidade do país em “acolher novas ideias e novos investimentos” e pelo “contexto muito positivo”, disse o responsável da multinacional.
“Já estamos há alguns anos em Portugal e estamos com este novo investimento, também atraídos pela engenharia portuguesa e pela capacidade das nossas universidades de prepararem os engenheiros para o mercado de trabalho na área do ‘software’, que é a área em que trabalhamos”, revelou João Picoito.
Relativamente às razões da localização de instalação desta unidade, o representante da Nokia disse que a empresa optou por continuar no concelho da Amadora pelo apoio que tem tido das “autoridades para estruturar este ecossistema”, o que possibilitou alojar serviços tecnológicos avançados junto ao edifício da empresa já ocupado pela empresa em Alfragide, na Amadora.