António Costa reuniu-se com presidente eleito do Conselho Europeu
O primeiro-ministro, António Costa, recebeu esta quinta-feira, em Lisboa, o presidente eleito do Conselho Europeu, Charles Michel, a quem transmitiu as prioridades de Portugal para o futuro da União Europeia.
“É essencial que tão cedo quanto possível se consiga chegar a um acordo para evitar a saída sem acordo do Reino Unido da União Europeia, de forma a manter a melhor relação futura”, disse o primeiro-ministro na conferência de imprensa conjunta realizada após o encontro.
António Costa sublinhou a importância de o novo quadro financeiro da UE ser aprovado “o mais rapidamente possível” de modo a “manter a dinâmica do nosso crescimento económico”.
“É muito importante que a aprovação do próximo quadro financeiro plurianual seja feita o mais rapidamente possível, de forma a evitar descontinuidades nas transições dos quadros financeiros”, visto que o novo quadro “é muito importante para podermos manter a dinâmica do nosso crescimento económico e para a Europa manter uma boa dinâmica económica num contexto mundial cheio de incertezas”, disse.
O primeiro-ministro referiu “as preocupações que já se conhecem no quadro destas negociações: a preservação do fundo de coesão e das verbas previstas no segundo pilar da política agrícola comum, que são as destinadas ao desenvolvimento rural, e que são da maior importância para Portugal”, apontou.
Entrada em funções da Comissão
Relativamente ao ‘chumbo’ de três candidatos a comissários pelo Parlamento Europeu, (Sylvie Goulard, László Trócsányi e Rovana Plumb), o chefe do Governo considera importante haver “respostas rápidas” por forma a “que a Comissão possa entrar em funções no calendário previsto”, que é 1 de novembro próximo.
“Espero que [o processo] não se arraste. Espero que haja também uma resposta rápida e que se possa ultrapassar. É muito importante que a transição entre comissões se faça normalmente”, disse.
O primeiro-ministro agradeceu a visita do presidente eleito, a quem desejou felicidades para o seu mandato, salientando o interesse demonstrado por Charles Michel “em procurar saber as prioridades de Portugal para o futuro imediato da União Europeia”.
Por seu lado, Charles Michel referiu alguns dos temas abordados no encontro de trabalho, designadamente o “futuro do orçamento, a capacidade financeira não só de orçamentos teóricos, mas de saber, com esse orçamento, quais são os serviços que a Europa pode prestar para reencontrar as prioridades ligadas ao projeto europeu”.
Charles Michel felicitou ainda o líder socialista do Governo português pelo resultado nas eleições legislativas, referindo que nos últimos anos teve “ocasião de estar lado a lado com António Costa nas reuniões europeias e constatei que podíamos trabalhar em conjunto de maneira construtiva porque partilhamos essa esperança de um novo impulso ao projeto europeu”, disse.