António Costa participa no Conselho Europeu
António Costa participará pela primeira vez num Conselho Europeu já no domingo, numa cimeira extraordinária União Europeia-Turquia sobre migrações, três dias depois da tomada de posse do XXI Governo Constitucional.
Após a cimeira de Bruxelas, o novo chefe de Governo português rumará a Paris, na segunda-feira, para o seu segundo compromisso internacional nas novas funções, a abertura da Conferência da ONU sobre o Clima.
Recorde-se que no passado dia 24 de novembro, depois do anúncio da indigitação pelo Presidente da República, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, enviou uma mensagem de felicitações ao líder do PS na qual aproveitava para lhe dar “as boas-vindas ao Conselho Europeu deste domingo”, 29 de novembro, que assinalará a estreia de António Costa em cimeiras de chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE).
Na mensagem, Donald Tusk afirma acreditar que, sob a liderança de António Costa, Portugal “vai beneficiar de estabilidade política e coesão social” para enfrentar os desafios que se colocam ao país” e ainda “continuar a contribuir para o desenvolvimento da União Europeia para completar a união monetária e para as respostas necessárias às ameaças geopolíticas.