home

António Costa defende emprego no centro das políticas europeias

António Costa defende emprego no centro das políticas europeias

O Secretário-geral do PS, António Costa, reiterou que o emprego deve estar no centro das políticas europeias, defendendo que todos os fundos disponíveis sejam usados “de forma inteligente na criação de postos de trabalho”.

Notícia publicada por:

António Costa defende emprego no centro das políticas europeias

Em Budapeste, onde participou no Congresso do Partido Socialista Europeu (PES), António Costa considerou que as recomendações do último relatório do FMI, insistindo na necessidade de mais cortes para cumprir o défice, revelam que “até os amigos do Governo” confirmam o falhanço da política seguida nos últimos anos, apesar de toda a austeridade que foi aplicada aos portugueses.

“Ao fim destes quatro anos, os próprios amigos do Governo vêm dizer: falharam. E, portanto, o que nós temos de concluir é que, tendo falhado, há que mudar de estratégia, de política, para termos resultados diferentes”.

Sublinhando a necessidade de gerar consensos a nível europeu para uma política que rompa com a via austeritária e coloque o emprego como prioridade, o líder do PS defendeu a convergência e solidariedade entre as economias da zona euro.

Posição que vai ao encontro da resolução aprovada na reunião magna dos socialistas europeus, defendendo a necessidade de um esforço conjunto para alcançar soluções comuns para a Europa e uma agenda europeia de reformas para promover o emprego e o crescimento. Respeitando as especificidades de cada país, reforçando a coesão social e territorial do espaço europeu e virando a página das políticas orientadas para a austeridade.

Conheça as resoluções aprovadas no X Congresso do PES:

United for Jobs

United for Democracy

United for Peace

Agenda 2019