António Costa apresenta protesto à RTP
Ao fazer o lançamento de uma reportagem sobre as eleições legislativas, durante a edição de ontem do Telejornal, o pivô da RTP disse, referindo-se ao deputado socialista: “ O deputado mais velho tem 70 anos e foi eleito – ou eleita [sic] – pelo PS”. Uma referência que, no entender do PS, exige explicação.
Em mensagem enviada aos jornalistas, o gabinete do Secretário-geral socialista informa ainda que António Costa exige “um pedido de desculpas e uma tomada de posição pública da RTP sobre o assunto”.
Homofobia e sexismo
O PS estranha o avolumar de atitudes homofóbicas e sexistas, que, infelizmente, começam a ser recorrentes na televisão pública.
Também as comemorações da República foram assinaladas na RTP com uma peça sexista “de mau gosto” e de “folclore machista”, onde se veem piropos sexistas ao busto da República.
Num artigo publicado por Rita Ferro Rodrigues no facebook da plataforma feminista Maria Capaz, considera-se “ultrajante o facto da RTP ter aproveitado a comemoração dos 105 anos da República para insultar todas as mulheres e cidadãs deste país, bem como os princípios da Liberdade e da Igualdade promovidos pela própria República, consubstanciados na figura/estátua que a representa”.
Deste modo, a plataforma feminista Maria Capaz exigiu que a RTP se retrate publicamente, independentemente das queixas que apresentou ao Provedor do Telespectador da RTP, à ERC e à Comissão para a Igualdade de Género.