António Costa destaca sinais de melhoria do investimento e emprego
Discursando num almoço promovido pela Câmara do Comércio Luso-Espanhola, com a presença de dezenas de empresários dos dois países, António Costa o primeiro-ministro sublinhou que, segundo os mais recentes indicadores económicos, a estratégia do Governo “tem vindo a ser compreendida”.
Segundo o primeiro-ministro, os mais recentes indicadores relativos ao desemprego e criação de novos empregos “revelam sinais de melhoria, algo que se confirma aliás pela evolução da receita ao nível das contribuições para a Segurança Social”.
Na sua intervenção, o chefe do Governo desmontou a tese propagada pela direita de falta de confiança na economia portuguesa devido às opções políticas e económicas prosseguidas pelo atual Governo.
Relativamente ao investimento, António Costa frisou que “ao contrário do que é muitas vezes dito, temos vindo a verificar uma crescente disponibilidade das empresas para investir”.
“A realidade que muitos parecem não ver é que o investimento das empresas cresceu mais de 13% no primeiro trimestre deste ano face ao período homólogo em termos nominais”, acrescentou.
O primeiro-ministro falou ainda do último inquérito de conjuntura sobre investimento divulgado pelo INE Instituto Nacional de Estatística no início de julho, no qual se mostra que “as empresas perspetivam um crescimento do investimento de 6% em 2016”.
“Isto, quando no inquérito anterior, de outubro do ano passado, se antecipava apenas um crescimento de cerca de metade, 3,1% para 2016. Estamos perante um resultado muito bom com uma duplicação da expetativa de crescimento, o que demonstra confiança das empresas e vontade de investir”, disse.