Afinal, o FC Porto foi campeão na última época!
Com o pressuposto de que ser campeão é estar à frente de todos os outros no mesmo campeonato, fui analisar o gráfico (porque das fotos disponíveis o seu conteúdo era visível) e reparei que estavam listados apenas 11 países. Pensei que pudesse estar incompleto pela inexistência de informação e fui à fonte, o Eurostat. Numa pesquisa rápida, lá encontrei os dados! Para meu espanto, verifiquei que Cristas ignorou os dados dos restantes 17 países da UE28, onde sete desses países apresentaram uma queda superior à de Portugal.
Não está aqui em causa o resultado de Portugal. A queda do investimento no período reportado é objetiva e verdadeira e isso não nos deve deixar satisfeitos. Não vamos agora discutir as causas que levaram a este resultado, pois não é esse o objetivo deste artigo! O que está aqui em causa é a manipulação dos dados para tentar contar uma história à nossa maneira. O que está aqui em causa é a desonestidade intelectual da líder do CDS que até há bem pouco tempo era governante do nosso país.
É óbvio para todos o cada vez maior alheamento dos cidadãos em relação à política e aos políticos. É frequente ouvirmos na rua que os políticos são todos iguais, que mentem, que dizem uma coisa e fazem outra. E esse sentimento só se altera, para bem da nossa democracia, quando os próprios políticos, de todos os quadrantes partidários, falarem verdade e não as suas próprias verdades. O que Cristas fez é inadmissível e contribui para o agravamento do sentimento de desconfiança dos cidadãos em relação aos políticos e à política. Gostaria muito que o governo do PS resistisse à tentação de entrar na mesma lógica politiqueira de contar histórias “à sua maneira”!
Imaginem, então, que à classificação da última época futebolística eliminamos o Benfica e o Sporting da contabilidade! Ora, nessas condições o FC Porto seria campeão, para enorme gáudio de todos os portistas. Mas tudo isso não passaria de uma enorme mentira!