Aceleração da economia e controlo do desemprego
A apreciação é feita pelo deputado socialista João Galamba, em reação à segunda a estimativa provisória do INE, segundo a qual a taxa de desemprego em julho passado situou-se nos 11,1%, mantendo-se idêntica à de junho.
“São números que confirmam a tendência que já conhecíamos, uma tendência de recuperação sustentada do emprego e de redução da taxa de desemprego”, destacou
Galamba, considerando que estes dados “muito positivos” pois “indiciam uma aceleração da economia no terceiro trimestre”.
Na opinião do também porta-voz do PS, “os dados do emprego, das vendas a retalho, da confiança dos consumidores e da confiança dos empresários desmentem de forma categórica os discursos catastrofistas e algo irresponsáveis quer de Pedro Passos Coelho quer de Maria Luís Albuquerque”.
Neste sentido, criticou os antigos governantes anterior Executivo de direita por “não se cansarem de anunciar o apocalipse, que é sistematicamente desmentido por dados oficiais”.
“Talvez estivesse na altura de o PSD perceber que, ao contrário do que tem apregoado desde o início do ano, não só a execução orçamental tem corrido positivamente, como a economia dá sinais de recuperação importantes ao nível do emprego e das vendas a retalho, que são um indicador muito importante”, disse. Recordando que “as vendas a retalho que já eram das mais elevadas da zona Euro e aceleram de 3,9% para 4,6%”.