home

ACADEMIA MÁRIO SOARES

ACADEMIA MÁRIO SOARES

A Juventude Socialista (JS) realizou nos dias 24 e 25 de agosto, em Viana do Castelo e em Caminha, a primeira edição da Academia Mário Soares. A iniciativa visou “a partilha de ideias e soluções que levem à construção de uma sociedade menos desigual, mais solidária e atenta aos anseios e desafios das novas gerações", afirmou o líder da JS, Ivan Gonçalves.

Notícia publicada por:

ACADEMIA MÁRIO SOARES

Como forma de homenagear Mário Soares, a JS decidiu atribuir o nome do fundador e líder histórico do Partido Socialista à Academia, visto que “Mário Soares continua a inspirar milhares de jovens com diferentes ideias políticas a seguirem o seu exemplo de vida, marcada pela luta por uma sociedade mais justa e democrática”, considerou o secretário-geral da JS, Ivan Gonçalves.

Promover o debate e a formação política foram os objetivos assumidos para a primeira edição da iniciativa dirigida a todos os militantes e simpatizantes socialistas e que contou com António Costa.

Viana do Castelo e Caminha foram as cidades escolhidas para acolher o evento, “Enquanto espaço de formação” que “procura fomentar o sentido crítico para encarar algumas barreiras que hoje ensombram o futuro dos jovens e que atentam contra algumas das pedras basilares do socialismo democrático”, referiu o líder da JS.

O “Legado de Mário Soares» e as “Políticas de Igualdade para o Século XXI” foram alguns dos temas discutidos na Academia Mário Soares, a qual contou com a participação de vários dirigentes políticos, nomeadamente, Carlota Borges, presidente da Federação do Alto Minho da JS, Pedro Anastácio, secretário nacional da JS, Jorge Lacão, vice-presidente da Assembleia da República e Pedro Delgado Alves, vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS, bem como, Rosa Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

António Costa, secretário-geral do PS, também participou na iniciativa no âmbito de um espaço marcado pelo diálogo informal e descontraído, o qual teve como moderador Ivan Gonçalves e onde o Primeiro-ministro respondeu a várias questões da audiência, salientando os resultados da ação governativa e perspetivando os desafios futuros.