home

Abertas 21 mil vagas para professores em Quadro de Escola

Abertas 21 mil vagas para professores em Quadro de Escola

Estão abertas 20.853 vagas para professores em Quadros de Escola e Agrupamento, medida que integra a criação de 7.077 vagas para novas vinculações.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

A portaria que determina as vagas a abrir nos próximos concursos interno e externo de professores foi publicada esta semana, em Diário da República, privilegiando a colocação dos docentes nas escolas.

“Cumpre-se, assim, o compromisso do Governo com a estabilização das equipas educativas das escolas, através da redução do número de professores contratados e colocados em Quadros de Zona Pedagógica (QZP), criando-se vagas em Quadro de Escola e Agrupamento”, sublinha o Ministério da Educação.

Com este passo, acrescenta a tutela, concretiza-se o objetivo da revisão do Regime de Gestão e Recrutamento de Professores: “Vincular, Aproximar e Fixar”.

29.500 professores vinculados entre 2015 e 2024

Recorde-se que, de 2015 a 2024, saíram da condição de contratados mais de 22.500 professores, dos quais cerca de oito mil vincularam em 2023. Com esta portaria são agora criadas mais 7.077 vagas, chegando-se assim a um total de 29.500 professores vinculados.

Por outro lado, os 10 anteriores Quadros de Zona Pedagógica foram subdivididos em 63, o que permitiu reduzir substancialmente as distâncias de deslocação dos professores – que tinham áreas, em alguns casos, superiores a 200 km, estando agora circunscritas a raios inferiores a 50 km.

A portaria agora publicada permitirá, igualmente, reduzir muito significativamente o número de docentes colocados em Quadro de Zona Pedagógica – em menos 13.712 – por via da transferência de lugares para Quadro de Escola e de Agrupamento, reforçando a valência de proximidade.

Já no que se refere à fixação dos professores, todos os docentes dos quadros, independentemente do vínculo a Quadro de Agrupamento/Quadro de Escola ou QZP, podem concorrer a todas as vagas abertas por esta portaria, em condições de igualdade, em função da sua graduação profissional.

Através dos concursos anuais sucessivos acelera-se, assim, a recuperação imediata de vagas, corrigindo-se problemas antigos de ultrapassagens entre períodos de vinculação e acelerando a possibilidade de aproximação à residência.

ARTIGOS RELACIONADOS