“Abdiquei de um tempo de sossego para lutar por alternativas”
Num discurso vibrante, em que criticou a fúria privatizadora do Governo – precisamente no dia em que foi conhecida a opção pelo ajuste direto para as concessão dos transportes públicos do Porto – Alexandre Quintanilha recordou o percurso de vida e a opção feita nesta etapa, na qual, afirmou, “abdiquei de um tempo de sossego para lutar por alternativas”.
Com os olhos postos num futuro melhor, o cabeça de lista do PS pelo distrito elencou sete razões para abraçar este compromisso, sendo a principal a constatação de que “a vida tem vindo a piorar desde 2011”.
“Estamos fartos de ouvir que, apesar de estarmos mal, não existem alternativas”.
Contudo, lembrou, “uma pequeníssima minoria melhorou bastante o seu modo de vida”, acentuando as enormes clivagens sociais que nos últimos quatro anos marcam a sociedade portuguesa.
Definindo-se como “um convertido ao Porto”, Alexandre Quintanilha atacou qualquer intenção de privatização da Segurança Social.
No domínio do Conhecimento sublinhou o retrocesso que se sente: “Estamos a desbaratar o Conhecimento de forma imoral” – acentuou.
A defesa dos dez compromissos que implicam a adoção de novas políticas e, sobretudo, a apologia de um Estado Social e de um modelo económico, que coloque as pessoas em primeiro plano, esteve a cargo de José Luís Carneiro, número dois da lista e presidente da Federação do Porto.
ROSA MOTA
Mandatária distrital pelo Porto
A campeã olímpica, europeia e mundial da maratona, Rosa Mota, referência maior do desporto português, é a mandatária distrital da candidatura do PS às legislativas pelo distrito do Porto.
As caraterísticas desta mulher ímpar são uma inspiração para o trabalho dos nossos candidatos: resistência confiança, espírito de luta.
Sendo uma referência maior do desporto nacional, o seu nome é, de imediato, associado às grandes vitórias, como a que o Partido Socialista irá alcançar no próximo dia 4 de outubro.
Rosa Mota tem incontáveis títulos e vitórias, mas é, sobretudo, uma mulher de causas e de valores!
Campeã da Europa, em 82 e 86, converte-se, em 1984, na primeira atleta portuguesa a ganhar uma medalha olímpica, em Los Angeles, feito que repetiria nos Jogos Olímpicos de Seul.
Uma campeã na campanha do Porto!
Estes são os candidatos do PS pelo Porto
EFETIVOS
|
1. ALEXANDRE QUINTANILHA Doutorado em Física Teórica pela Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo. Trabalhou nos Estados Unidos como professor em Fisiologia Celular tendo ainda desempenhado as funções de diretor do Centro dos Estudos Ambientais na Universidade da Califórnia, Berkeley. Vive no Porto onde foi professor catedrático de Biofísica no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Foi diretor do Instituto de Biologia Molecular e Celular e o Instituto de Engenharia Biomédica até 2010. Preside ao Conselho dos Laboratórios associado e é presidente do Conselho Nacional para a Ciência e Tecnologia. |
2. José Luís Carneiro
3. Isabel Santos
4. Alberto Martins
5. Renato Sampaio
6. Luísa Salgueiro
7. João Torres
8. João Paulo Correia
9. Ana Paula Vitorino
10. Gabriela Canavilhas
11. Ricardo Bexiga
12. Isabel Oneto
13. Tiago Barbosa Ribeiro
14. Pedro Bacelar
15. Constança Urbano de Sousa
16. Joana Lima
17. Fernando Jesus
18. Carla Miranda
19. José Magalhães
20. Hugo Carvalho
21. Conceição Loureiro
22. António Leite
23. Alexandre Almeida
24. Cristina Vieira
25. João Fonseca
26. Nuno Coelho
27. Teresa Fernandes
28. André Ferreira
29. Fernando Malheiro
30. Cláudia Lima
31. Eduardo Bragança
32. Miguel Cardoso
33. Sandra Lameiras
34. Nuno Linhares
35. Carlos Portela
36. Cristiana Fernandes
37. Fernando Oliveira
38. José Braga
39. Ana Moura Pinto
SUPLENTES
1. Manuel Pizarro
2. Albino Almeida
3. Sónia Martins
4. Fábio Faria
5. Agostinho Gonçalves