Num vídeo publicado nas redes sociais do Grupo Parlamentar do PS, a deputada afirmou que, após pressão do Partido Socialista, o executivo revelou os números reais, confirmando um défice na área da saúde. “O debate do Orçamento foi marcado pela tentativa do Governo de ocultar dados à Assembleia da República”, declarou.
Os dados divulgados indicam uma desaceleração no crescimento de cirurgias, consultas gerais e nos cuidados de saúde primários, em contradição com o discurso do Governo. Além disso, prosseguiu, “em lugar de um resultado positivo, houve um défice na saúde”, sublinhou Mariana Vieira da Silva, salientando que esta informação contrariava as declarações da secretária de Estado da Saúde na audição parlamentar.
A deputada criticou também a falta de transparência da ministra da Saúde, relembrando casos anteriores, como a omissão de dados no Portal da Transparência. “Quando um Governo envia dados à Assembleia da República, deve garantir transparência, permitindo um debate sério. Não foi o caso”, lamentou.
Apesar de os números corretos terem sido finalmente apresentados, Mariana Vieira da Silva reforçou que “foi tarde demais”, impedindo um debate parlamentar justo e aprofundado. “Fica mais uma vez provado o desrespeito deste Governo pelo Parlamento”, concluiu, reiterando o compromisso do PS com a fiscalização rigorosa e a defesa da transparência.