home

Ana Catarina Mendes saúda “compromisso inabalável” no combate às desigualdades e à pobreza

Ana Catarina Mendes saúda “compromisso inabalável” no combate às desigualdades e à pobreza

O Grupo Parlamentar do PS “acompanha o Governo na sua prioridade essencial de continuarmos uma trajetória de combate e diminuição das desigualdades, e de combate, também, à pobreza”, afirmou hoje a presidente da bancada socialista, Ana Catarina Mendes, durante o debate quinzenal com o Primeiro-Ministro, no Parlamento, lembrando que o retomar de políticas sociais “coerentes” é “património genético do Partido Socialista”.

Notícia publicada por:

Ana Catarina Mendes saúda “compromisso inabalável” no combate às desigualdades e à pobreza

Ana Catarina Mendes recordou ainda que a “inversão das políticas económicas desastrosas do tempo da troika” permitiu que o Executivo do PS tenha tirado da pobreza, nos últimos três anos, cerca de 200 mil pessoas, “o que significa 179 pessoas por dia”. Também a pobreza infantil diminuiu, atingindo um “mínimo histórico”, o que significa que “temos hoje menos 83 mil crianças em situação de pobreza”, apontou.

Para a líder parlamentar do PS, estes “são dados que devemos saudar e significam uma acrescida responsabilidade para continuarmos a trabalhar naquilo que contribuiu, de facto, para estes resultados: as melhores condições económicas em que vivem hoje os portugueses”. Tal como o demonstram a redução da taxa do desemprego, o crescimento económico acima da média europeia e o “retomar de políticas sociais coerentes, que é património genético do Partido Socialista”, sublinhou.

No entanto, alertou, há ainda dois grupos “mais vulneráveis” que inquietam o partido, os desempregados e os trabalhadores, uma vez que “cerca de 11% dos trabalhadores ainda está em risco de pobreza”.

Daí a necessidade de o Governo continuar a apostar na valorização salarial. “Por isso quero aqui saudar o esforço do Governo para atingirmos, no final desta legislatura, o salário mínimo de 750 euros, o maior aumento do salário mínimo dos últimos quatro anos”, sublinhou.

Nesse sentido, a bancada do PS acompanha o “compromisso inabalável do Governo” em “reduzir as desigualdades, diminuir a exclusão social e reduzir a pobreza, com um compromisso claro no âmbito da concertação social para a valorização salarial”, garantiu.

A presidente do Grupo Parlamentar do PS apelou ainda ao compromisso de todas as bancadas para um “combate feroz à pobreza”, que não pode ser feito apenas nos rendimentos, mas também no “acesso às oportunidades que a sociedade nos confere”, como a educação, a saúde e a proteção social. “É isso que o Executivo tem de continuar a fazer”, defendeu.