Música rima com ambiente

Na ocasião, António Costa frisou que a inovação não é só “a chave para setores de tecnologia complexa”, considerando que ela é também fundamental para “modernizar setores da economia tradicionais”, como o têxtil, o calçado ou o agroalimentar.

Segundo o líder do Governo socialista, Portugal “tem de focar-se nos bloqueios estruturais da economia”, recordando que estes estão todos devidamente identificados no Programa Nacional de Reformas (PNR).

E afirmou igualmente ser “preciso fazer os investimentos certos para que o país continue a ter o mais longo período possível de crescimento e de convergência com a União Europeia”.

Ao lembrar que Portugal tem tido bons resultados na economia e na execução orçamental, o primeiro-ministro assegurou que o país já não necessita de viver na angústia do que vai acontecer no dia seguinte.

Pelo contrário, disse, “viver com uma consolidação orçamental sólida, cria a oportunidade de nos centrarmos no fundamental” que é “resolver os problemas estruturais que nos têm bloqueado desde início deste século”.

Apostar na qualificação e na produção

Mas, referiu, para inovar, Portugal precisa de “bons recursos humanos”. Por isso, António Costa apontou que “boa parte do investimento estrangeiro que hoje se fixa em Portugal o faz” por este motivo.

“A nossa competência não poderá ser só em áreas de alta sofisticação, mas há atualmente uma enorme oportunidade nessas áreas que pode e deve ser aproveitada pelos licenciados em áreas de baixa empregabilidade”, enfatizou, acrescentando que a inovação “tem sido também a chave para transformar setores tradicionais como o agroalimentar, área em que Portugal foi capaz de incorporar conhecimento no processo produtivo”.

Desmistificando a velha teoria de que dinheiro gera dinheiro, o líder do Executivo evidenciou que “é a produção que gera dinheiro”, razão pela qual “é necessário produzir para gerar dinheiro e criar emprego”.

Neste ponto, sublinhou destacou ser preciso continuar a desenvolver e estimular, a nível interno, o espírito empreendedor e apoiar as startups, criando cada vez melhores condições para que se possam desenvolver.

A concluir, Costa advogou haver “mais mundo para além da União Europeia, como a China e a Índia, mas também o Reino Unido, de onde muitas empresas e atividades se vão deslocalizar devido ao Brexit”, a saída do Reino Unido da União Europeia.


Related Posts

Bruxelas deve implementar políticas específicas de apoio às ultraperiferias

Bruxelas deve implementar políticas específicas de apoio às ultraperiferias

O candidato do PS/Açores às eleições Europeias defendeu, em Ponta Delgada, a “necessidade de a Europa levar em linha de... read more

Défice recua 406 ME até junho

Segundo o Ministério das Finanças o défice orçamental em contas públicas recuou 406 milhões de euros em comparação com o... read more
Ana Abrunhosa apresenta OE2020 para a área da coesão territorial

Ana Abrunhosa apresenta OE2020 para a área da coesão territorial

A sessão, que se insere na iniciativa ‘Governo Presta Contas’, tem início marcado para as 18h30, contando também com a... read more

“Alqueva é exemplo da ambição e da capacidade dos portugueses”

O secretário-geral do PS, António José Seguro, defendeu hoje a implementação de um programa de reabilitação urbana no país,... read more
presidente do Grupo Parlamentar Ana Catarina Mendes, Assembleia da República

Enquanto direita negociou na Europa o corte de pensões, Governo do PS negociou um PRR que garante a recuperação económica

read more

PS conseguiu abolir portagens no interior e no Algarve

read more
António Costa em Haia

António Costa sublinha importância de manter “forte unidade da UE” no apoio à Ucrânia

read more
António Costa em Lisboa, Setúbal, Algarve e Alentejo

António Costa em Lisboa, Setúbal, Algarve e Alentejo

Hoje, sexta-feira, o líder socialista estará presente, ao lado do candidato e atual presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina,... read more

Exceções a cortes salariais são um precedente gravíssimo

Se o Governo abrir regimes de exceção face aos cortes salariais, designadamente em empresas como a TAP,... read more

Governo saúda retoma de atividade nos hospitais

read more

PARTICIPE NO PARTIDO SOCIALISTA

Seja PS

Se tem interesse em ajudar-nos a melhorar este país, assuma o compromisso político como militante do Partido Socialista.

Junte-se agora

Acompanhe o PS no WhatsApp e Telegram

Subscreva a nossa Newsletter

Ligações úteis

  • Grupo Parlamentar do Partido Socialista
  • Juventude Socialista
  • Partido Socialista Europeu
  • Aliança Progressista de Socialistas e Democratas
  • Internacional Socialista
  • Orgãos do PS
  • Federações
  • Política de privacidade

Site oficial do PS – Partido Socialista © Copyright 2025. All Rights Reserved.