home

Jornadas Parlamentares dedicadas ao “Portugal de Sucesso”

Jornadas Parlamentares dedicadas ao “Portugal de Sucesso”

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista reúne-se amanhã e sexta-feira, 25 e 26 de maio, em Bragança, para a realização das suas Jornadas Parlamentares, subordinadas ao tema “Portugal Melhor-Portugal de Sucesso”. No lançamento dos trabalhos, Carlos César afirmou que os socialistas querem “que a decisão política tenha em consideração as desigualdades que o país ainda tem”.

Notícia publicada por:

Jornadas Parlamentares dedicadas ao “Portugal de Sucesso”

“Estas Jornadas Parlamentares correspondem a um esforço do PS de dar maior ênfase às questões que têm a ver com o Portugal menos convocado para a decisão política: o país do interior e das regiões insulares”, explicou hoje, no Parlamento, o presidente da bancada do PS.

Carlos César salientou que o Grupo Parlamentar socialista já reuniu, durante a presente legislatura, em jornadas parlamentares em Vila Real, nos Açores e na Guarda: “Este itinerário tem um significado que queremos transmitir como impulso à atividade governativa no país. Os resultados da governação são constantemente transmitidos em termos de indicadores de natureza geral (défice, crescimento) com uma leitura linear do nosso país. Mas a verdade é que o crescimento económico não se faz da mesma forma em todo o território nacional, nem os cidadãos em situação de pobreza se distribuem da mesma forma por todo o país”.

Descentralização reúne condições para avançar

O líder parlamentar do PS também se referiu ao processo de descentralização de competências para as autarquias, sublinhando que o partido e o Governo “gostariam muito que, nesta fase da nossa vida política e parlamentar, este processo já pudesse estar concluído”.

“Parece-me hoje evidente que há uma vontade maioritária por parte das forças parlamentares para que este processo já possa ter avanços”, revelou Carlos César, apesar de ainda não ser “com a densidade e com a intensidade que gostaria”.

O presidente do PS considerou que o essencial é que os autarcas, “no decurso do próximo mandato, beneficiem de um reforço de competências e de meios, permitindo-lhes dar um contributo mais capaz para o desenvolvimento do país”.

Veja aqui o programa das Jornadas.