home

GPPS quer reduzir sinistralidade na EN 3

GPPS quer reduzir sinistralidade na EN 3

“A Estrada Nacional 3, que atravessa os concelhos de Alenquer, Azambuja e Cartaxo, é uma das estradas nacionais que regista um elevado número de acidentes mortais. Contabilizam-se mais de 500 acidentes ao longo dos últimos 15 anos, com 30 vítimas mortais e cerca de 60 feridos graves”. Por isso, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista pede ao Governo que, em parceria com a Infraestruturas de Portugal IP e com os respetivos municípios, proceda a uma intervenção de requalificação desta estrada, entre Vila Nova da Rainha e a Rotunda do Espadanal, de forma a minimizar a sinistralidade registada.

Notícia publicada por:

PS quer contratação coletiva na concertação social

O projeto, subscrito por deputados eleitos por Lisboa e Santarém, refere que “esta estrada possui um elevado volume de tráfego de veículos pesados, com múltiplas entradas e saídas para estradas paralelas visto atravessar várias localidades, com fraca iluminação, deficiente sinalização, pavimento irregular e um elevado número de peões que, face às diminutas passagens aéreas, se veem obrigados a atravessar esta estrada sem as devidas condições de segurança”.

Os socialistas lembram que, desde o ano 2000, com a perspetiva de construção do aeroporto da Ota, se adiou a construção de uma circular externa que evitasse estas ocorrências e que garantisse melhores condições de circulação de veículos e pessoas.

“A reabilitação da estrada, em primeiro lugar, e a construção de uma via alternativa, em segundo, são um desejo dos responsáveis autárquicos e do Governo”.

Maria da Luz Rosinha, Susana Amador, Rui Riso, Joaquim Raposo, Ricardo Leão, Miguel Coelho, Pedro Delgado Alves, Helena Roseta, Edite Estrela, Diogo Leão, Wanda Guimarães e Hugo Costa recordam que, a 10 de setembro de 2008, foi assinado um protocolo de colaboração institucional entre o Governo e os municípios que são atravessados pela Estrada Nacional 3, de onde se destacam Alenquer e Azambuja, definindo um plano de ação para a melhoria da rede de infraestruturas desta região.

Passados dez anos da assinatura sem que tenham ocorrido quaisquer obras estruturantes na Estrada Nacional 3, tais como a construção de rotundas, passagens aéreas e colocação de um separador, os deputados do PS consideram não ser possível continuar “a assistir impávidos e serenos à repetição de acidentes nesta via e à sucessiva perda de vidas que tal estado de coisas acarreta”.