home

Ivan Gonçalves felicita Governo pelo crescimento do emprego jovem

Ivan Gonçalves felicita Governo pelo crescimento do emprego jovem

"Sabemos hoje que o emprego jovem tem crescido mais que o emprego global e que a percentagem de jovens que não trabalha nem estuda é menor que no início da governação do Partido Socialista", congratulou-se o deputado do PS Ivan Gonçalves, no Parlamento, durante o debate quinzenal com a presença do primeiro-ministro.

Notícia publicada por:

Ivan Gonçalves felicita Governo pelo crescimento do emprego jovem

As “boas notícias para os mais jovens” continuam, frisou o também secretário-geral da Juventude Socialista (JS), uma vez que o Executivo “conseguiu suster a sangria da emigração a que estivemos sujeitos ao longo dos quatro anos de governação PSD/CDS”.

“Portugal tem hoje os níveis mais baixos de emigração desde o ano de 2011, quando a direita começou a governar o nosso país”, sendo que o atual Governo “aposta na sua geração mais qualificada de sempre”, sublinhou.

Ivan Gonçalves apontou ainda as contas da Segurança Social, que “estão de boa saúde, porque a criação de emprego contribui para diminuir a despesa em prestações sociais e aumenta as contribuições para este sistema”. “É uma receita que parece simples, mas que a direita não foi capaz de implementar ao longo dos quatro anos em que foi Governo”, atacou.

Segundo o líder da JS, o Executivo está a apostar em três vértices fundamentais: crescimento económico, “que hoje é o maior do século XXI”; mais emprego, uma vez que “a taxa de desemprego é a mais baixa dos últimos 14 anos”; e boas contas, com uma “Segurança Social sustentável e o défice mais baixo da democracia, que bate recordes ano após ano”.

Governo tem tido uma ação fundamental na educação

Ivan Gonçalves apontou também a educação como uma área de sucesso do Executivo: “Tem tido uma ação fundamental para promover uma escola pública inclusiva”. Segundo o deputado, a escola pública “garante a maior igualdade de oportunidades e garante que ninguém fique para trás”.

“Por ação deste Governo regressaram os descontos nos passes de transportes públicos para quem tem menos de 23 anos”, lembrou.

A partir deste ano, será possível que as “famílias que têm estudantes deslocados possam deduzir parte do valor que gastam nas suas rendas em sede de IRS”, ressalvou.

“Está de parabéns o Governo pelo trabalho que tem feito ao longo destes dois anos”, terminou o deputado, em jeito de felicitação.