home

95% dos portugueses vão ter médico de família até final do ano

95% dos portugueses vão ter médico de família até final do ano

Notícia publicada por:

95% dos portugueses vão ter médico de família até final do ano

“Vamos continuar a prosseguir a meta de garantir que todos os portugueses tenham um médico de família atribuído até ao final da legislatura”, disse a ministra da Saúde, Marta Temido.

 

A ministra da Saúde reiterou ontem o compromisso do Governo de assegurar que todos os portugueses terão médico de família. “Nesse sentido, estamos a fazer o caminho e estimamos que, no final do ano, a cobertura de portugueses com médico de família atinja entre 94% e 96%”, afirmou Marta Temido.

Presente na abertura de uma nova Unidade de Saúde Familiar em Baguim do Monte, Gondomar, que contou também com a presença do primeiro-ministro, António Costa, a ministra da Saúde recordou que “em 2015 havia ainda um milhão de portugueses sem médico de família e neste momento caminha-se para que haja 580 mil”, sendo que, apesar desta evolução, ainda há trabalho a fazer.

Alargar a rede de cuidados de saúde primários

A ministra considera que “o modelo de Unidades de Saúde Familiar (USF)” constituiu “uma das melhores formas de conseguir essa cobertura populacional que precisamos”, tal como, aliás, consta no Programa do Governo, pelo que “pretendemos até ao final da legislatura ter 100 novas USF a funcionar”, 80 das quais ainda este ano, anunciou Marta Temido.

Os cuidados de saúde primários vão estar dotados de novas capacidades de resposta, nomeadamente nas áreas dos meios complementares de diagnóstico, saúde oral, saúde visual, psicologia e nutrição.

 

OE2019 dá prioridade à Saúde

A proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) inscreve a Saúde como uma área prioritária, o que permitirá, entre outros, efetuar a expansão da rede de cuidados de saúde primários e alargar o Programa Saúde Oral Para Todos, com a abertura de, pelo menos, um gabinete de saúde oral em mais de 100 concelhos, bem como a contratação de 40 novos psicólogos e 40 novos nutricionistas.

A governante indicou como exemplo, precisamente, o Agrupamento de Centros de Saúde Porto II-Gondomar (onde está integrada a USF de Baguim do Monte), onde serão instalados dois gabinetes de saúde oral, um ainda este ano e outro em abril de 2019.

Tal como tem sido destacado pelo Governo, a proposta de Orçamento do Estado para 2019 aumenta em 588 milhões de euros o programa da saúde (de um orçamento inicial em 2018 de 8.470 milhões de euros passa-se para um orçamento inicial em 2019 de 9.058 milhões de euros). Isto, além de incluir várias políticas especialmente dirigidas com vista a melhorar a qualidade de vida dos portugueses.