“40 anos de políticas de ciência e ensino superior”
Segundo a antiga ministra da Educação, o Governo de coligação PSD/CDS investiu menos em Ciência, “e quem disser o contrário mente”.
A entrevista à antiga ministra da Educação realizou-se a propósito do lançamento do livro “40 anos de políticas de ciência e ensino superior” em Portugal, dedicado a Mariano Gago.
A obra organizada por Maria de Lurdes Rodrigues e Manuel Heitor foi apresentada por José Pacheco Pereira, hoje, numa sessão que contou com a presença do Secretário-geral do PS, António Costa.
Refira-se que, depois do 25 de abril de 1974, o regime democrático desenvolveu-se sustentado em políticas públicas que modernizaram o país. Na Ciência e no ensino superior as mudanças foram radicais e profundas.
Com o contributo de vários autores, reconstitui-se, neste livro, o percurso das políticas de Ciência e de ensino superior ao longo dos últimos 40 anos, analisando-se os fundamentos constitucionais, os contextos institucionais e os recursos humanos e financeiros mobilizados, identificando-se o papel dos diferentes atores e tendo como pano de fundo a evolução política nacional e europeia.
A obra, uma homenagem a José Mariano Gago, tem como objetivo preservar a sua memória e o seu pensamento, mas também a memória da forma persistente como se dedicou à Ciência e ao país, como valorizou o diálogo, o debate e a crítica, tanto no processo político como no da produção de conhecimento.