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350 novos Espaços Cidadão e 4 milhões de atendimentos desde 2015

350 novos Espaços Cidadão e 4 milhões de atendimentos desde 2015

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, inaugurou ontem um novo Espaço Cidadão no Lumiar, elevando para 54 a oferta destes pontos de atendimento na área metropolitana de Lisboa. Em todo o país, os Espaços Cidadão já realizaram cerca de 4 milhões de atendimentos desde novembro de 2015.

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350 novos Espaços Cidadão e 4 milhões de atendimentos desde 2015

“Com esta abertura, aumentam para 54 os Espaços Cidadão disponíveis na área metropolitana de Lisboa, ficando a nossa capital ainda mais próxima dos seus munícipes”, revelou esta segunda-feira a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, por ocasião da inauguração do Espaço Cidadão do Lumiar, em Lisboa.

O Espaço Cidadão do Lumiar “vem reforçar a oferta na área de Lisboa que, nos últimos tempos, tem registado uma forte procura na revalidação da carta da condução e outros serviços do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT)”, acrescentou a governante.

Mariana Vieira da Silva referiu que estes espaços combinam “digitalização e proximidade, agregando a prestação de vários serviços de diferentes entidades, sendo inovador por proporcionar um atendimento digital assistido”.

Nos Espaços Cidadão instalados no país, “os cidadãos encontram a assistência que precisam para serviços da Segurança Social (Instituto da Segurança Social), da Saúde (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde), questões laborais (Autoridade para Condições Trabalho), questões de residência, para cidadãos estrangeiros (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), ou para alterarem a morada do Cartão de Cidadão ou fazer a Chave Móvel Digital”, especificou.

4 milhões de atendimentos

A ministra salientou que, desde novembro de 2015, “os Espaços Cidadão já realizaram cerca de 4 milhões de atendimentos”, enquanto o Governo “reduziu em 27% os custos de instalação”.

“Temos trilhado um caminho de melhoria e é por esse caminho que prosseguimos. Temos de continuar a oferecer serviços mais próximos, mais simples, mais inclusivos e mais eficientes”, afirmou.

Mariana Vieira da Silva referiu que tem sido um objetivo concretizado por este Governo a promoção de “uma verdadeira cultura de modernização administrativa”, por forma a construir “um Estado cada vez mais moderno, mais inclusivo e mais próximo”, sublinhando que a modernização administrativa “não é um fim em si mesmo”, mas antes um caminho que tem como horizonte “servir melhor os cidadãos e melhorar a capacidade de resposta dos serviços públicos”.

“O Espaço Cidadão materializa esse princípio” e, “à medida que avançamos na digitalização, importa oferecer assistência digital para que os cidadãos avancem sempre connosco”, disse a titular da pasta da Modernização Administrativa.

“Estamos cada vez mais próximos das necessidades das pessoas, expandindo a rede de serviços e melhorando o atendimento”, concluiu Mariana Vieira da Silva.

Recorde-se que, atualmente, estão em funcionamento 555 Espaços Cidadão, que disponibilizam, aproximadamente, duas centenas de serviços públicos. Este modelo pretende servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais.