3 anos de AS Digital: Os novos desafios
Um dia, em 2015, reunimo-nos à volta de uma mesa no Rato para discutir como refrescar o Acção Socialista. Eu estava mais como observadora do que como participante. Pensei para mim, pelo que vi sobre o layout do jornal em papel que tinha à frente e ouvi sobre o seu impacto efetivo, que era mais daquelas missões quase impossíveis, uma espécie de "vaca voadora". Porém, a Edite Estrela e o resto da pequena equipa não desanimaram e comprometeram-se a levantar voo com o Acção Socialista Digital.
Na semana passada, quando me pediu este depoimento e eu lhe perguntei sobre que queria que escrevesse, a Edite não hesitou em responder que era sobre os novos desafios. Com a ajuda do Pedro e da Carol, a quem agradeço o tempo de lazer sacrificado a esta causa, aqui ficam três “presentes” (um por cada ano de existência) muito sumariamente enunciados.
- O tempo tecnológico é muito rápido e 2015 foi já há muito tempo. O tempo atual é muito mais personalizado e no minuto, vá lá na hora, o que significa que o ASD deveria ser atualizado várias vezes ao dia.
Diferentes horários e diferentes destaques para diferente públicos alargariam o tipo e número de leitores, gerariam diferentes links para as redes sociais e dariam outra dinâmica à publicação. - Seria muito interessante a produção diária de pelo menos um pequeno vídeo, a publicar no Youtube, com a apresentação das principais notícias do dia ou uma delas (alguém desprendido a apresentar e a fechar e tudo o resto apenas ilustrado por imagens).
- E que tal o Acção Socialista Digital ser a entidade promotora de um debate sobre a questão da Comunicação Política Digital, isso mesmo, um debate provocador, plural nas abordagens e sei lá mesmo senão gerador de outros desafios?
Com os nossos parabéns a toda a equipa ASD e desejos que nunca aterre!