Programa Valorizar vai contar com 100M€

“Estamos em condições de anunciar o alargamento do Programa Valorizar. Vamos passar a contar com 100 milhões de euros, que alarga, portanto, o apoio anterior”, revelou esta quarta-feira, o ministro Pedro Siza Vieira, após a inauguração da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL.

O Programa Valorizar, que tem como objetivo central a capacitação e qualificação do produto turístico nacional, “tem tido muito sucesso no apoio à qualificação da oferta e da estruturação de novos produtos turísticos”, disse Siza Vieira.

De acordo com o ministro, o programa “já apoiou cerca de 112 milhões de euros de investimento no setor turístico e este alargamento para 100 milhões permite continuar o esforço de investimento das empresas no setor turístico e, sobretudo, qualificar a nossa oferta para diversificar os destinos turísticos em Portugal”.

Pedro Siza Vieira marcou presença na inauguração da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL, que começou ontem para os profissionais do setor e que estará de portas abertas ao público a partir de sexta-feira à tarde até domingo, na FIL. A organização estima que mais de 70 mil pessoas possam visitar o certame.

“A BTL é também um projeto para fazermos um balanço em matéria de políticas públicas em matérias de turismo e podermos lançar novos produtos. Hoje mesmo lançámos um produto de apoio ao enoturismo”, anunciou Pedro Siza Vieira.

Afirmar o enoturismo

No sentido de diversificar a oferta e os destinos turísticos em Portugal o Governo lançou o programa para o enoturismo, que “está a conseguir captar um número cada vez mais significativo de turistas”, disse o ministro.

“Julgo que foram mais de 2,2 milhões de turistas que o ano passado já tiveram acesso a programas de enoturismo e queremos que isso continue. É bom para a produção vinícola, é bom para o nosso turismo”, avançou Siza Vieira.

Por seu lado, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, referiu que o Governo lançou um plano de ação para o enoturismo que aposta na formação, qualificação do produto e divulgação para afirmar Portugal neste setor.

“O objetivo com este plano de ação é que Portugal seja um destino ‘must see’ (obrigatório ver) em termos de enoturismo”, disse Ana Mendes Godinho.

O plano contempla vários eixos, nomeadamente a qualificação do produto (restaurantes, alojamento, adegas ou produtores de vinho), a formação e capacitação de pessoas e um calendário de eventos e organização de missões de jornalistas e operadores turísticos a Portugal, bem como a digitalização da oferta e criação de uma plataforma nacional.

Segundo a secretária de Estado, as ações de formação deverão começar no primeiro semestre deste ano e contar com cerca de 1.600 formandos. O plano de ação envolve as entidades regionais de turismo, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a ViniPortugal e a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal.

“Temos cerca de 2,2 milhões de visitantes por ano que já têm como motivação principal ou complementar o enoturismo e gastronomia, que estão muitas vezes associados”, disse Ana Mendes Godinho.

O setor tem vindo a crescer cerca de 10% ao ano e tem no Reino Unido, Brasil, Estados Unidos da América e China os principais mercados emissores destes turistas para Portugal.


Related Posts

Antonio José Seguro debate Cultura no Porto

António José Seguro, Secretário-geral do Partido Socialista, reuniu com mais de duas dezenas de personalidades da vida cultural do Porto... read more

PS continuará a lutar contra destruição do Estado Social

António José Seguro garantiu hoje que o PS lutará contra a destruição do Estado Social, que demorou 40 anos... read more

Sede Nacional do Partido Socialista com atendimento por email ou telefone

Tendo em consideração as medidas anunciadas pelo Governo no contexto da Declaração do Estado de Emergência, o atendimento ao público... read more

PS presente no doutoramento “honoris causa” de António Arnaut

O Secretário-geral do Partido Socialista, António José Seguro, esteve hoje presente no doutoramento honoris causa de António Arnaut, em Economia,... read more

Banif era um negócio insustentável e em situação de urgência

Os principais responsáveis pelo que sucedeu ao Banif são os administradores que geriram o banco de forma “insustentável” até 2102,... read more

Premio Nacional do Professor foi hoje entregue

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues entregou hoje a Jacinta Moreira, professora de Biologia e Geologia da... read more

Coadoção: PSD tenta esconder as consequências da desagregação social

O líder parlamentar do PS anunciou hoje que haverá indicação de voto contra a resolução da JSD que propõe... read more
António Costa reafirma objetivo de consenso alargado sobre investimentos estratégicos para o país

António Costa reafirma objetivo de consenso alargado sobre investimentos estratégicos para o país

Falando esta manhã no Algarve, após uma reunião de trabalho com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), onde... read more
Pedro Nuno Santos, Beja

Começa a “ficar claro” que o PS vai ganhar as eleições

read more
PS defende acréscimo de 5% ao Salário Mínimo na Região

PS defende acréscimo de 5% ao Salário Mínimo na Região

Referindo que o programa de governo apresentado pela coligação PSD/CDS é ambíguo quanto a este compromisso, o deputado socialista Paulo... read more

PARTICIPE NO PARTIDO SOCIALISTA

Seja PS

Se tem interesse em ajudar-nos a melhorar este país, assuma o compromisso político como militante do Partido Socialista.

Junte-se agora

Acompanhe o PS no WhatsApp e Telegram

Subscreva a nossa Newsletter

Ligações úteis

  • Grupo Parlamentar do Partido Socialista
  • Juventude Socialista
  • Partido Socialista Europeu
  • Aliança Progressista de Socialistas e Democratas
  • Internacional Socialista
  • Orgãos do PS
  • Federações
  • Política de privacidade

Site oficial do PS – Partido Socialista © Copyright 2025. All Rights Reserved.