Programa Valorizar vai contar com 100M€
“Estamos em condições de anunciar o alargamento do Programa Valorizar. Vamos passar a contar com 100 milhões de euros, que alarga, portanto, o apoio anterior”, revelou esta quarta-feira, o ministro Pedro Siza Vieira, após a inauguração da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL.
O Programa Valorizar, que tem como objetivo central a capacitação e qualificação do produto turístico nacional, “tem tido muito sucesso no apoio à qualificação da oferta e da estruturação de novos produtos turísticos”, disse Siza Vieira.
De acordo com o ministro, o programa “já apoiou cerca de 112 milhões de euros de investimento no setor turístico e este alargamento para 100 milhões permite continuar o esforço de investimento das empresas no setor turístico e, sobretudo, qualificar a nossa oferta para diversificar os destinos turísticos em Portugal”.
Pedro Siza Vieira marcou presença na inauguração da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL, que começou ontem para os profissionais do setor e que estará de portas abertas ao público a partir de sexta-feira à tarde até domingo, na FIL. A organização estima que mais de 70 mil pessoas possam visitar o certame.
“A BTL é também um projeto para fazermos um balanço em matéria de políticas públicas em matérias de turismo e podermos lançar novos produtos. Hoje mesmo lançámos um produto de apoio ao enoturismo”, anunciou Pedro Siza Vieira.
Afirmar o enoturismo
No sentido de diversificar a oferta e os destinos turísticos em Portugal o Governo lançou o programa para o enoturismo, que “está a conseguir captar um número cada vez mais significativo de turistas”, disse o ministro.
“Julgo que foram mais de 2,2 milhões de turistas que o ano passado já tiveram acesso a programas de enoturismo e queremos que isso continue. É bom para a produção vinícola, é bom para o nosso turismo”, avançou Siza Vieira.
Por seu lado, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, referiu que o Governo lançou um plano de ação para o enoturismo que aposta na formação, qualificação do produto e divulgação para afirmar Portugal neste setor.
“O objetivo com este plano de ação é que Portugal seja um destino ‘must see’ (obrigatório ver) em termos de enoturismo”, disse Ana Mendes Godinho.
O plano contempla vários eixos, nomeadamente a qualificação do produto (restaurantes, alojamento, adegas ou produtores de vinho), a formação e capacitação de pessoas e um calendário de eventos e organização de missões de jornalistas e operadores turísticos a Portugal, bem como a digitalização da oferta e criação de uma plataforma nacional.
Segundo a secretária de Estado, as ações de formação deverão começar no primeiro semestre deste ano e contar com cerca de 1.600 formandos. O plano de ação envolve as entidades regionais de turismo, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a ViniPortugal e a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal.
“Temos cerca de 2,2 milhões de visitantes por ano que já têm como motivação principal ou complementar o enoturismo e gastronomia, que estão muitas vezes associados”, disse Ana Mendes Godinho.
O setor tem vindo a crescer cerca de 10% ao ano e tem no Reino Unido, Brasil, Estados Unidos da América e China os principais mercados emissores destes turistas para Portugal.