Governo disponibiliza 1,4 ME para revitalizar cidades
No âmbito do concurso público internacional promovido pela estrutura de gestão do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU 2020), foram escolhidas as entidades gestoras e os respetivos instrumentos financeiros para a concessão de empréstimos na área da reabilitação urbana.
Os selecionados foram os bancos Santander Totta, BPI, Millennium BCP e Popular Portugal. Para o instrumento de contragarantia foi selecionado o Fundo de Contragarantia Mútuo.
Os interessados no financiamento para projetos de reabilitação urbana podem consultar a página do Portal da Habitação.
Deverão também reunir três requisitos: obtenção de parecer de enquadramento da operação pela Câmara Municipal, obtenção do certificado energético e preparação do pedido de financiamento a apresentar aos bancos selecionados.
De salientar que o IFRRU 2020 é um instrumento financeiro, criado no âmbito do Portugal 2020, que visa contribuir para a revitalização das cidades e para a reabilitação integral de edifícios, com uma forte aposta na eficiência energética através da disponibilização de empréstimos com condições mais favoráveis face às existentes no mercado.