20160509_TMarao

Desde o passado sábado que a região de Trás-os-Montes ficou mais perto do país com a inauguração, pelo primeiro-ministro, do túnel do Marão, uma obra orçada em cerca de 400 milhões de euros, dos quais 89 milhões são financiamento comunitário.

Integrado na autoestrada que liga Amarante a Vila Real, num percurso de 30 quilómetros, dos quais 5,6 em túnel, o novo equipamento vai ajudar a reduzir o tempo de percurso entre a região de Trás-os-Montes e Alto Douro e entre o Porto e o Minho, aumentando também a segurança rodoviária.

Na sua intervenção, António Costa, depois de evocar tratar-se de um dia histórico, defendeu que este equipamento só cumprirá a sua função se verdadeiramente ajudar a que o Produto Interno Bruto (PIB) da região passe a “convergir para um novo patamar de desenvolvimento”.

A este propósito apontou alguns números, recordando que a média do PIB por pessoa em Trás-os-Montes é 61% do Grande Porto, “que fica apenas a uma hora de caminho”, e 50% do da média da União Europeia, voltando a sublinhar que para se aproveitar bem esta infraestrutura “precisamos agora de apostar numa nova visão estratégica”, abandonando alguns conceitos que insistentemente “tivemos durante muitos anos” e que contribuíram para transformar o interior do país nas “traseiras do litoral”.

Reafirmando o que vem defendendo desde há muito tempo, António Costa sustentou que inverter este conceito obriga a que o país passe a ver o interior, não como até aqui, mas “como a porta de entrada” para o mercado único europeu, com especial enfoque “no mercado do outro lado da fronteira”, com 50 milhões de habitantes.

Não desprezando que as infraestruturas “são necessárias ao desenvolvimento e progresso do país”, mas que por si só “não constituem condição suficiente”, António Costa fez questão de afirmar que o novo equipamento constituirá um “impulso à descentralização” e uma “nova visão estratégica para a região”, garantindo que o túnel do Marão “não servirá para o Terreiro do Paço estender o seu longo braço até ao território transmontano”, comprometendo-se a devolver às regiões poder de decisão sobre o seu futuro e a “encurtar as assimetrias económicas”.

O desenvolvimento do país, disse ainda o primeiro-ministro, depende de se conseguir resolver a equação de aproximar o litoral do interior, “e vice-versa”, sustentando que o desafio é perceber que Portugal tem de passar a ser um país “mais coeso e capaz “, projetando-se no espaço global, com particular atenção no mercado ibérico.

O primeiro-ministro esteve acompanhado pelos ministros do Planeamento e Infraestruturas, da Economia e do Ambiente, respetivamente Pedro Marques, Manuel Caldeira Cabral e Matos Fernandes, para além de todos os autarcas da região e de muitos convidados, entre eles o ex-primeiro-ministro, José Sócrates, e o representante da Comissão Europeia em Portugal.

Acção Socialista Digital


Related Posts

Distinção a António Guterres é motivo de orgulho para Portugal

Distinção a António Guterres é motivo de orgulho para Portugal

Falando no final da cerimónia que atribuiu o Prémio Carlos Magno a António Guterres, o primeiro-ministro, depois de exaltar a... read more

Secretário-Geral do PS saúda vitória da “esquerda unida” e derrota da extrema-direita

read more
Sérgio Gonçalves, PS/Madeira

Sérgio Gonçalves apresenta candidatura para “mudar a Madeira e dar futuro aos madeirenses”

read more
Reestruturação da dívida pública só no quadro europeu

Reestruturação da dívida pública só no quadro europeu

Perante a Comunicação Social, em Beja, durante uma visita à feira agropecuária Ovibeja, António Costa disse que o trabalho desenvolvido... read more

Pedro Silva Pereira: “Vamos ter Orçamento do Estado para 2011 porque o país precisa deste …

Pedro Silva Pereira afirma acreditar e esperar que vai haver Orçamento do Estado para 2011 porque o país “precisa” dele,... read more

Plano Funcional do Novo Hospital de Estarreja aprovado

O secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, aprovou no dia 11 de Março o Plano Funcional do Novo Hospital... read more

Governo vê o interior como um peso que não merece investimento

read more

Estaleiros Navais de Viana do Castelo: PS viabiliza comissão de inquérito

Os deputados do grupo parlamentar do Partido Socialista vão viabilizar o pedido potestativo de constituição de uma... read more
É fundamental que a Europa assegure a proteção dos refugiados

É fundamental que a Europa assegure a proteção dos refugiados

O chefe do Governo falava na abertura no debate parlamentar que antecipou o encontro de Bruxelas, que terá na agenda... read more

Ministra da Coesão Territorial promete trabalho no terreno com os atores locais

“A coesão territorial simboliza trabalhar muito com os vários atores no terreno e também com os outros... read more

PARTICIPE NO PARTIDO SOCIALISTA

Seja PS

Se tem interesse em ajudar-nos a melhorar este país, assuma o compromisso político como militante do Partido Socialista.

Junte-se agora

Acompanhe o PS no WhatsApp e Telegram

Subscreva a nossa Newsletter

Ligações úteis

  • Grupo Parlamentar do Partido Socialista
  • Juventude Socialista
  • Partido Socialista Europeu
  • Aliança Progressista de Socialistas e Democratas
  • Internacional Socialista
  • Orgãos do PS
  • Federações
  • Política de privacidade

Site oficial do PS – Partido Socialista © Copyright 2025. All Rights Reserved.