home

Deputados à Assembleia

Deputados à Assembleia

Atualmente, os Deputados à Assembleia da República portuguesa são eleitos de quatro em quatro anos, através de 22 círculos eleitorais, incluindo o Círculo da Europa e Fora da Europa, com dois representantes cada.

Augusto Santos Silva

Fora da Europa

Professor Universitário de carreira, Augusto Santos Silva foi eleito Deputado à Assembleia da República pelo Círculo Fora da Europa, desempenhando atualmente funções enquanto Presidente deste órgão de soberania.

No seu percurso político, desempenhou funções de Deputado nas IX e XII legislaturas, Secretário de Estado da Administração Educativa (1999-2000), Ministro da Educação (2000-2001), Ministro da Cultura (2001-2002), Ministro dos Assuntos Parlamentares (2005-2009), Ministro da Defesa Nacional (2009-2011), Ministro dos Negócios Estrangeiros (2015-2019) e Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros (2019-2022).

Paulo Pisco

Europa

Deputado à Assembleia da República, pelo Círculo da Europa, em várias legislaturas (VIII, XI, XII e XIII, XIV e XV), Paulo Pisco coordena o Grupo Parlamentar Socialista na Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.

Desempenha igualmente funções enquanto Vice-Presidente da Subcomissão das Diásporas da Assembleia Parlamentar do Conselho Europeu.

Nathalie de Oliveira

Europa

Deputada à Assembleia da República, pelo Círculo da Europa, na presente legislatura, integra as Comissões de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesa e de Assuntos Europeus, tendo exercido atividade profissional em várias instituições internacionais, como a Comissão Europeia e a UNESCO.

A nível autárquico, desempenhou funções de vereadora na Câmara de Metz (França), a sua cidade natal, durante dois mandatos, até 2020. Em paralelo, desenvolveu um percurso a nível de várias organizações de defesa de direitos humanos, culturais e educacionais, como no Centro de Acolhimento dos Requerentes de Asilo de Moselle, na Liga de Direitos Humanos, no Clube da UNESCO e no Movimento Europeu.