Conceito
Assinalar o 50.º aniversário da fundação do PS (19 de abril de 1973) com um programa exaustivo (político, ideológico, cultural, artístico e simbólico) que decorrerá entre 2023 e 2024, sem perder de vista a relação com o 50.º aniversário do 25 de Abril (25 de abril de 1974) e o centenário do nascimento de Mário Soares (7 de dezembro de 2024).
Oportunidade política para afirmar o legado do PS e a sua importância fundamental na construção e na consolidação da democracia portuguesa.
O Partido Socialista como:
- Grande Partido da Liberdade e da Democracia (antes e depois do 25 de Abril);
- Construtor do Estado de Direito e do Estado Social;
- Principal motor da integração europeia e defensor do Modelo Social Europeu e de uma Europa ao serviço dos cidadãos;
- Partido humanista e defensor das grandes causas e dos novos direitos da contemporaneidade (igualdade de género; direitos LGBT, direitos dos animais, políticas de inclusão; transição verde e transição digital; acolhimento e integração de refugiados e migrantes);
- Partido da Inovação e do Desenvolvimento (económico, social, cultural e humano).
Oportunidade para reaproximar o PS das gerações mais novas, projetando uma mensagem de rejuvenescimento, de atualização permanente da resposta política às grandes questões que marcam cada geração.
Das comemorações deve resultar uma síntese entre a memória do Passado e a visão prospetiva de Futuro. Para além de mobilizar todo o Partido, em todo o País, as Comemorações são orientadas de dentro para fora com o objetivo de alcançar e comunicar com todos os Portugueses.