home

Mensagem do Presidente

As comemorações dos 50 anos do Partido Socialista alicerçam-se na reafirmação do PS como o grande partido da Liberdade e da Democracia.

Beneficiando da confiança dos portugueses, o PS tem sido, afinal, o principal construtor do Estado de Direito e do Estado Social e o motor de uma integração europeia assente no Modelo Social Europeu de uma Europa ao serviço dos cidadãos.

Como tenho dito, fomos e somos o partido de múltiplas gerações de portugueses. Um partido humanista, interclassista, um vasto espaço de pluralidade e de construção e inovação contínuas.

Ao longo deste meio século, porém, as nossas inquietações e as nossas lutas radicam-se numa mesma ambição: viver em liberdade e em paz e concretizar uma sociedade dinâmica, florescente, mais justa, mais inclusiva, menos desigual.

Os desafios são, claro diferentes, pelo que nos devemos reinventar e acompanhar essas diferenças.

Escolhemos, nestas comemorações do 50.º aniversário do Partido Socialista, cinco dimensões fundamentais, de natureza simbólica, ideológica, cultural, popular e territorial, tendo ainda como elemento transversal a participação de todos os militantes, simpatizantes e cidadãos que se queiram associar às diferentes iniciativas.

Carlos César
Presidente

Mensagem do Secretário-Geral

Ao iniciarmos as comemorações dos 50 anos da fundação do Partido Socialista, evoco os nossos fundadores e dirijo-me a todos os nossos militantes, simpatizante e eleitores, convidando-os a participar nas várias iniciativas do nosso vasto e variado programa comemorativo, dando-lhe entusiasmo e contribuindo para a sua criação e o seu êxito.

Dirijo-me, em especial, aos jovens, pois eles representam o futuro que estamos a construir no presente e que queremos seja melhor para todos.

O nosso programa de comemorações é nacional e internacional, descentralizado e popular, político e cívico, cultural e pedagógico, para os mais velhos e para os mais novos. Com ele, festejamos, recordamos, evocamos, pensamos, comunicamos, mobilizamos.

Esta tem de ser uma ocasião de grande mobilização de todas e de todos os socialistas. O orgulho pelo que somos e fizemos, tornando a história da nossa democracia inseparável da história do PS, é uma fonte de energia e deve constituir um vigoroso estímulo a que reforcemos a nossa intervenção na sociedade e a que reafirmemos a nossa identidade, os nossos valores, os nossos princípios e os nossos propósitos.

Mas queremos que estas comemorações sejam abertas, motivadoras e participadas. Assim, saúdo as portuguesas e os portugueses, convidando-os a que se juntem a nós e que conheçam melhor o PS, a sua história e o seu papel fundamental na construção do Portugal livre, democrático, moderno e solidário. Um Portugal de todos e para todos!

António Costa
Secretário-Geral

Partido Socialista - da Resistência à Democracia.

Um portal da Fundação Mário Soares / Maria Barroso

Assinalar o 50.º aniversário da fundação do PS (19 de abril de 1973) com um programa exaustivo (político, ideológico, cultural, artístico e simbólico) que decorrerá entre 2023 e 2024, sem perder de vista a relação com o 50.º aniversário do 25 de Abril (25 de abril de 1974) e o centenário do nascimento de Mário Soares (7 de dezembro de 2024).