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Um novo serviço que aproxima a saúde dos cidadãos

Um novo serviço que aproxima a saúde dos cidadãos

O primeiro-ministro esteve ontem presente na inauguração, em Lisboa, do novo Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, (SNS24), tendo enaltecido a importância deste novo serviço, que vai “melhorar a acessibilidade” dos portugueses à saúde e ajudar a potenciar a “eficiência na gestão dos recursos”.

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Um novo serviço que aproxima a saúde dos cidadãos

Com a presença do líder do Executivo, António Costa, e do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, foi ontem inaugurado o novo Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), uma iniciativa do Governo do PS, que terá novos serviços que se juntam aos que já existiam na antiga linha Saúde 24, agora numa versão sobretudo digital.

Para o primeiro-ministro, o novo Centro de Contacto do SNS vai permitir, de “forma diferente”, fazer “mais e melhor”, designadamente, “potenciar a proximidade” dos portugueses com os serviços de saúde públicos, lembrando ainda António Costa que o Governo que lidera, em apenas ano e meio, já expandiu os cuidados de saúde primários, aumentando, quer o número de utentes com médico de família, quer o número de Unidades de Saúde Familiares (USF). O primeiro-ministro lembrou ainda que hoje há mais 6433 novos profissionais de saúde relativamente a 2015.

Novas respostas e novos serviços

Também o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, defendeu a importância deste novo serviço, lembrando que o SNS24, que mantém o número 808242424, é uma solução que “cresce a partir da já existente linha Saúde 24”, desenvolvendo todavia e de forma progressiva “novas respostas de serviços informativos, administrativos e de telessaúde”.

Na ocasião, o titular da pasta da Saúde realçou que a perspetiva do Governo é que este serviço seja de fácil utilização, designadamente, porque passa a existir a possibilidade de os utentes poderem comunicar com o novo centro de contacto do SNS quer por telefone, como até aqui, quer agora também através de vários canais, como a internet, ‘smartphone’, aplicações móveis ou ainda através da área do cidadão no Portal do SNS.

O SNS24, mais do que uma linha telefónica, apresenta-se como um conceito diferente, com novos serviços informativos, administrativos, de triagem, acompanhamento e encaminhamento e de telecuidados, que vai permitir, entre outras iniciativas, que os portugueses passem a marcar consultas com o médico de família, tratar diversas matérias administrativas que hoje ainda obrigam a que as pessoas tenham que se deslocar aos centros de saúde, promovendo, deste modo, a proximidade do profissional de saúde com o utente ao SNS.

O ministro da Saúde agradeceu também às várias entidades envolvidas no projeto e no trabalho em rede, destacando em particular os enfermeiros da Linha de Saúde 24, os representantes da GNR e da PSP, mas também a equipa dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.