home

Em convergência por uma dinâmica anti-austeridade na Europa

Em convergência por uma dinâmica anti-austeridade na Europa

O líder do PS deslocou-se hoje à capital italiana onde foi recebido de manhã pelo Papa Francisco e ao princípio da tarde pelo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi. Amanhã estará em Paris para um encontro com François Hollande.

Notícia publicada por:

Angola

No Vaticano, para além de António Costa, participaram na audiência pública com o chefe da Igreja Católica o presidente da edilidade de Sabrosa, José Manuel Carvalho Marques, os alcaides de Sevilha, Juan Ignacio Zoido Álvarez e de Punta Arenas, no Chile, Emilio Boccazi Campos.

Na ocasião, António Costa ofereceu ao Papa Francisco uma caravela em filigrana, um dos símbolos da epopeia dos Descobrimentos portugueses, aproveitando a circunstância para convidar o Papa a visitar o Museu Municipal Antoniano de Lisboa, aquando da sua visita a Fátima, em 2017.

Durante a audiência no Vaticano, o líder da Igreja Católica foi ainda convidado a celebrar uma missa em Puerto de Santa Cruz, na Argentina, para assinalar o quinto centenário da primeira volta ao mundo realizada pelo navegador português Fernão de Magalhães.

Depois de ter sido recebido pelo Papa Francisco, o Secretário-geral do PS, António Costa, encontrou-se no Palácio Chigi, sede do Governo italiano, com o primeiro-ministro, Matteo Renzi.

Amanhã estará em Paris, para um encontro no Palácio do Eliseu com o Presidente francês, François Hollande.

Falando à saída da reunião com o primeiro-ministro italiano, António Costa afirmou que existe “uma total convergência” com Matteo Renzi quanto à necessidade de uma “dinâmica anti-austeridade” na Europa, mostrando-se confiante quanto a mudanças políticas em breve em Portugal e em Espanha.

Matteo Renzi e António Costa, que estiveram reunidos mais de duas horas, falaram sobre o “plano Juncker”, manifestaram acordo quanto à importância de uma nova leitura do Tratado Orçamental da União Europeia e analisaram a “nova linha” de atuação do Banco Central Europeu (BCE).

Para o Secretário-geral do PS, é possível “reforçar uma dinâmica anti-austeridade na Europa”, lembrando que o primeiro-ministro italiano “tem sido um dos principais impulsionadores”.

Rede das Cidades Magalhânicas

Constituída em Sevilha, em fevereiro de 2013, a rede mundial das cidades Magalhânicas, da qual o município de Lisboa faz parte, é uma entidade de natureza associativa, sem fins lucrativos e com carácter transnacional, cujo objetivo principal é comemorar o 5º Centenário da Primeira Volta ao Mundo concretizada pelo navegador português Fernão de Magalhães (1519-1522).

Uma iniciativa que pretende dar visibilidade em todo o mundo a este marco histórico de Fernão de Magalhães, promovendo e realizando atos e eventos com vista ao estudo, divulgação e valorização da primeira viagem de circum-navegação, coordenando todas as iniciativas e contributos para a celebração do V Centenário da viagem do navegador português.

Promover o conhecimento e o intercâmbio cultural, socioeconómico, científico, tecnológico e turístico, são outros dos objetivos desta iniciativa, que pretende pôr em contacto as diferentes povos que integram a rede, que é constituída por doze cidades: Lisboa e Sabrosa, em Portugal, Sevilha e Granadilla de Abona, em Espanha, Ushuaia, Puerto de San Julián, Montevideo e Puerto de Santa Cruz, na Argentina, Punta Arenas e Porvenir, no Chile, Cebú, nas Filipinas e Praia em Cabo Verde.