home

Reforço do programa de apoio à redução tarifária é fundamental para a promoção do transporte público

Reforço do programa de apoio à redução tarifária é fundamental para a promoção do transporte público

O deputado do PS André Pinotes Batista frisou hoje, no Parlamento, o “reforço efetivo” do programa de apoio à redução tarifária nos transportes públicos e estranhou que os partidos à esquerda do Partido Socialista ponham em causa “aquilo que a esquerda conquistou” nos últimos anos.

Notícia publicada por:

Reforço do programa de apoio à redução tarifária é fundamental para a promoção do transporte público

O socialista defendeu, durante o debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2021, que é natural que se ambicione “mais na promoção do transporte público” e na “descarbonização da economia”, mas mostrou “algum espanto” quando os partidos da esquerda não reconheceram “aquilo que a direita tanto criticou”, ou seja, “a conquista que representou no aumento de passageiros, na descarbonização da economia, na mobilização de esforços no sentido de passarmos das palavras aos atos naquilo que é a nossa transição ambiental para uma política mais sustentável”.

“É algo que me estranha muito à esquerda e é um caminho, aliás, bastante perigoso”, alertou o parlamentar, que garantiu que “a esquerda não pode pôr em causa aquilo que a esquerda conquistou”.

André Pinotes Batista assinalou o “reforço efetivo do programa de apoio à redução tarifária” nos transportes públicos, que tem previstos 30 milhões de euros por causa da pandemia de Covid-19 para além do reforço já anunciado. Trata-se de uma “política estruturada em que estimulamos simultaneamente a baixa da tarifa e, também, a oferta”, explicou.

“As conquistas que temos feito em termos de transportes públicos em Portugal nos últimos cinco anos são assinaláveis”, congratulou-se o socialista, que asseverou que “o reforço deste programa é fundamental para a promoção do transporte público e era muito importante que o Bloco de Esquerda e o PCP não nos deixassem sozinhos nesta batalha”.