home

PS quer “grande consenso” sobre mais dividendos do Banco de Portugal para aliviar custos

PS quer “grande consenso” sobre mais dividendos do Banco de Portugal para aliviar custos

Aquando da formação do XXI Governo, PS e BE acordaram na criação de um grupo de trabalho para a avaliação da sustentabilidade da dívida externa portuguesa. Hoje, foi conhecido o resultado do relatório produzido, trabalho que contou com a participação, para além de elementos ligados ao BE e de vários economistas independentes, dos deputados socialistas João Galamba e Paulo Trigo Pereira.

Notícia publicada por:

Governo garante rede de abastecimento de combustíveis

Uma das iniciativas defendidas neste relatório e anunciada pelo deputado e porta-voz do PS para as questões financeiras, João Galamba, passa pela necessidade de se encontrar um “grande consenso” nacional sobre a necessidade do Banco de Portugal (BdP) “assegurar mais dividendos que sirvam para aliviar o custo da dívida”.

Segundo o deputado socialista, o grupo de trabalho concordou, a este propósito, que o BdP tem uma política de provisionamento que “priva o Orçamento do Estado” de um conjunto “importante de recursos públicos”, recursos esses, como defendem, que “fariam muita diferença na consolidação orçamental dos próximos anos”.

Presente na conferência de imprensa de apresentação pública do documento, que hoje teve lugar no Parlamento, esteve também o secretário de Estado do Orçamento, João Leão, que disse ter “tomado nota” do relatório e das suas conclusões, garantindo que o Governo irá agora “analisá-lo”.

O governante fez ainda questão de reiterar o compromisso do Governo socialista de prosseguir uma “política interna responsável”, que não deixará de respeitar, como realçou, os “compromissos que estabeleceu, quer com os portugueses, quer com a Europa”.