home

PS garante que é prematuro antecipar resultado dos diplomas sobre eutanásia

PS garante que é prematuro antecipar resultado dos diplomas sobre eutanásia

Pedro Delgado Alves asseverou ontem que é “prematuro” antecipar o resultado da votação nominal da próxima terça-feira dos diplomas sobre morte medicamente assistida. O socialista falava no final da reunião semanal da bancada do PS, na Assembleia da República.

Notícia publicada por:

PS garante que é prematuro antecipar resultado dos diplomas sobre eutanásia

“Daquilo que sabemos sobre os grupos parlamentares que tomarão coletivamente uma decisão, há já dados mais claros, na sequência até da posição [de voto contra] transmitida pelo PCP”, disse o vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS.

No entanto, o deputado explicou que o resultado depende sobretudo da forma como cada deputado do Partido Socialista e do PSD votar o tema.

“Em particular no PSD, existe uma tomada de posição de muitos deputados e deputadas a favor do tema. Como é sabido, o presidente do PSD é a favor e, portanto, se fosse deputado, acompanharia algumas das iniciativas”, exemplificou.

Segundo Pedro Delgado Alves, o resultado da votação “depende da forma como cada deputado interpretar o mandato que tem em relação aos projetos apresentados” pelo PS, PEV, PAN e BE sobre morte medicamente assistida.

“Da votação e do debate que tiver lugar, retiraremos as ilações”, garantiu.

Pedro Delgado Alves apontou ainda que na bancada do PS há liberdade de voto, mas sublinhou que existe, por parte dos deputados, “um consenso muito alargado” a favor dos diplomas.

“Da reunião de hoje, verificou-se um consenso muito alargado, quase uniforme. Obviamente, sabemos que há posições que podem ser em sentido divergente. Mas não estivemos a fazer contas”, acrescentou.