home

Construção do Programa Eleitoral do PS para as eleições legislativas de 2019

Construção do Programa Eleitoral do PS para as eleições legislativas de 2019

Aqui pode encontrar o Programa Eleitoral do PS para as eleições legislativas de 2019 e as suas várias versões e, ainda, informações sobre a forma como foi construído, sobre os debates públicos realizados e sobre os mecanismos de participação política dos cidadãos utilizados na sua elaboração.

Caravana de Ideias do Gabinete de Estudos

Durante mais de 3 meses o GE percorreu o país recolhendo contributos para o programa eleitoral

O Gabinete Estudos (GE), em colaboração com os gabinetes de estudos federativos, organizou 12 reuniões de trabalho tendo em vista a elaboração do programa eleitoral do PS às eleições legislativas de outubro próximo.

Estas reuniões contaram com a participação de mais de 400 pessoas, entre militantes, simpatizantes e cidadãos, que a convite das federações participaram de forma interessada nestes trabalhos.

Esta iniciativa, inédita e inovadora, que se inseriu numa lógica de preparação do programa de forma estruturada, participada e intensa, teve inicio em Évora, a 3 de fevereiro, e passou pela Guarda, Beja, Aveiro, Coimbra, Viseu, Santarém, Bragança, Lisboa, Faro, Leiria e Porto.

As reuniões de trabalho contaram com a presença do Diretor do Gabinete de Estudos, João Tiago Silveira, tendo sido organizadas por uma equipa do GE constituída por João Sequeira, Sofia Cabral, Bruno Maia e Tiago Preguiça.

Participaram ainda elementos do GE que estão a trabalhar em cada um dos eixos temáticos do programa eleitoral e do Grupo Jovem. Pelas Alterações Climáticas tivemos Ângela Ferreira, Nuno Marques Pereira, Inês Costa, Inês Ferreira Alves, Frederico Francisco, Tomás Santos, Bárbara Dias. No que respeita à Sociedade Digital tivemos Jorge Delgado, Luís Curvelo, Luís Goes e André Caldas. Na Demografia e Desigualdades tivemos Rui Pena Pires, Miguel Cabrita, Maria João Dornelas e Alexandra Leitão, entre outros.

Desta discussão e desta partilha de ideias e de sugestões resultaram mais de 700 propostas, que foram consideradas no trabalho final de redação do programa eleitoral.

 

Reuniões

  • Évora, 23 de fevereiro
  • Guarda, 3 de março

  • Beja, 14 de março

  • Aveiro, 23 de março

  • Coimbra, 29 de março
  • Viseu, 30 de março

 

    • Santarém, 6 de abril

 

  • Bragança, 30 de abril

  

  • Lisboa, 6 de maio

 

  • Faro, 11 de maio
  • Leiria, 13 de maio
  • Porto, 13 de julho

 

Notícias sobre a “Caravana de Ideias do Gabinete de Estudos”:

O Programa Eleitoral do PS está dividido em 4 grandes desafios e 1 objetivo de boa governação. Os 4 desafios estratégicos são: i) Encarar o desafio das Alterações Climáticas, ii) Enfrentar o desafio demográfico, iii) Combater as Desigualdades e iv) Aproveitar as oportunidades e encarar os desafios da Sociedade Digital.

Estes 4 desafios foram aprovados na moção apresentada pelo Secretário-Geral e aprovada no Congresso do PS de que ocorreu entre 25 e 27 de maio de 2018, na Batalha.

 

Documentos e Vídeos

 

Notícias

O Programa Eleitoral do PS identificou 4 grandes desafios e um objetivo de boa governação. Os 4 desafios são i) o combate às desigualdades, ii) as alterações climáticas, iii) a questão da demografia e iv) a transição para uma sociedade digital.

No âmbito do debate público com a sociedade que o PS leva a cabo, decidiu colocar em discussão pública os textos do programa relativamente a cada uma destas 4 partes.

Foi também disponibilizado um formulário on-line para possibilitar a recolha dos contributos dos cidadãos que querem participar.

Para mais informações sobre os debates realizados clique aqui.

Durante o período de discussão pública para a construção do programa foi disponibilizado, no site do Gabinete de Estudos do PS, um formulário digital para fomentar a participação direta dos cidadãos e militantes, permitindo o envio de sugestões de medidas a incluir no programa eleitoral.

Este formulário teve uma adesão significativa, tendo sido recebidas largas dezenas de participações de cidadãos de todo o país.