home

Portugal e Espanha consolidam estratégias comuns de “continuidade” e de relações de “excelência”

Portugal e Espanha consolidam estratégias comuns de “continuidade” e de relações de “excelência”

A cidade espanhola de Valhadolid, na Comunidade Autónoma de Castela e Leão, será palco amanhã, quarta-feira, da 30ª cimeira bilateral entre membros do Governo português liderados pelo primeiro-ministro, António Costa, e de Espanha, sendo que esta é a primeira cimeira que conta com a presença do líder do PSOE e primeiro-ministro, Pedro Sánchez, que apenas tomou posse a 2 de junho último.

Notícia publicada por:

Portugal e Espanha consolidam estratégias comuns de “continuidade” e de relações de “excelência”

Para António Costa, esta 30ª cimeira luso-espanhola é mais um passo em frente na consolidação das boas relações entre os dois países ibéricos e um encontro de “continuidade”, lembrando que as relações entre Portugal e Espanha “têm sido marcadas pela excelência”.

Ainda segundo António Costa, as excelentes relações entre os dois países, marcadas claramente, como assinalou, “acima da composição partidária de cada governo”, têm permitido que ao longo dos anos, sobretudo nas últimas “quatro décadas das duas democracias”, os dois países ibéricos tenham sabido encontrar muitos pontos de convergência e de entendimento.

O primeiro-ministro abordou ainda a questão da central nuclear de Almaraz, recordando a promessa recente do governo de Espanha, que “acaba de assumir” que vai encerrar as suas centrais nucleares mais antigas, sendo que entre elas, como aludiu, estará a de Almaraz.

Depois das honras militares e da habitual fotografia de família na Plaza de San Pablo na capital da Comunidade Autónoma de Castela e Leão, cerimónia que deverá começar por volta das 16.50, hora espanhola (menos uma em Portugal), terão início as reuniões de trabalho entre os ministros de cada país e os seus homólogos, sendo que o encontro mais aguardado será o que juntará os dois chefes e líderes de Governo, António Costa e Pedro Sánchez.

Já ao princípio da noite, haverá uma reunião plenária que contará com a presença de todos os participantes desta 30ª cimeira luso-espanhola, e onde serão assinados vários acordos bilaterais.
Entre os temas em destaque no encontro, estará a concertação da estratégia que os dois executivos ibéricos vão apresentar a Bruxelas para a valorização dos territórios fronteiriços de ambos os países.

No final, haverá ainda lugar a uma conferência de imprensa sobre as conclusões desta cimeira, com António Costa e Pedro Sánchez, iniciativa que deverá ter lugar por volta das 19.30 na Capela de San Gregotio, a que se seguirá a assinatura, no Museu Patio Herreriano de Arte Contemporânea, do Livro de Ouro do município de Valhadolid.