home

Podcasts

Este ano temos o maior dispositivo de sempre de combate aos fogos rurais

Mais bombeiros, mais veículos e mais meios aéreos. A Secretária de Estado da Proteção Civil elenca medidas e dispositivos já instalados no terreno para fazer face aos incêndios. Um esforço que resulta do crescente investimento e que no ano passado significou a injeção de 529 milhões de euros no setor. Mas o foco de Patrícia Gaspar não está no combate: a Secretária de Estado insistiu na ideia de que as consequências da crise climática só podem ser enfrentadas com a aposta na prevenção.

O grande desafio que se coloca à Europa é o de ser capaz de conquistar o Hemisfério Sul para o nosso lado

No momento em que o Parlamento se prepara para aprovar a revisão da Lei de Programação Militar, o “Política com Palavra” fala com quem está no centro do processo. As audições e colóquios estão realizados, o diagnóstico está feito, a legislação está redigida. Marcos Perestrello fala sobre o impacto que a Guerra da Ucrânia teve nas questões de defesa e os investimentos que daí podem resultar.

Todos os socialistas têm a ambição do salário mínimo chegar aos 1000€ nesta década

Eurico Brilhante Dias faz o balanço da atividade do PS no Parlamento na primeira Sessão Legislativa da atual Legislatura e aponta os objetivos para o próximo ano: reforçar a tendência de crescimento dos rendimentos dos portugueses e enfrentar os problemas relacionados com a Água e Clima.

Centro Nacional de Cibersegurança já instaurou 68 processos de contraordenação a grandes organizações

Em 2022 entram em velocidade de cruzeiro um conjunto de iniciativas do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) destinadas a elevar o nível de preparação e resposta a incidentes no ciberespaço. No centro dessas iniciativas estão os recursos humanos. O Política com Palavra falou com Lino Santos, coordenador do CNCS, sobre os centros de competências a instalar em cada uma das 5 regiões e ilhas, a Academia de Cibersegurança e as ações que têm sido executadas para garantir a resiliência do país e a segurança das pessoas.

Hoje continua a fazer sentido a defesa integral do cidadão e dos mais jovens a terem uma vida plena e realizada

Num momento em que uma nova ordem mundial se desenha, a defesa dos Direitos Humanos pela Europa é ainda mais determinante. Essa é a mensagem que Bruno Gonçalves nos traz quando faz o balanço do seu mandato à frente da União Internacional de Juventudes Socialistas. Ao longo dos últimos anos tem dedicado muito do seu tempo e deslocações no apoio à concretização desses princípios não só na Suazilândia, Nicarágua e Venezuela, mas também na Hungria e Polónia. Para assim se evitarem os erros cometidos no século XX.

Os 5 milhões de portugueses que estão no estrangeiro são um potencial estratégico que o nosso país deve aproveitar.

Na semana em que se celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo passa em revista as políticas de direcionadas aos portugueses que residem no estrangeiro. Regressos, apoio social, ensino da Língua Portuguesa, mas também novas plataformas de atendimento – como o Consulado Virtual – destinadas a simplificar a relação com os cidadãos.

Há uma grande confiança que o ano de 2023 seja o melhor ano de sempre no turismo.

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços acredita que este ano o turismo vai voltar a bater recordes. Nuno Fazenda faz o balanço da atividade governativa numa área determinante para a economia do país, apresenta as iniciativas que estão a ser implementadas para a sua diversificação, além de fazer o ponto de situação sobre as medidas implementadas para fazer face ao aumento da inflação e o seu impacto no bolso dos portugueses.

Convicções pessoais toldaram uma visão objetiva e límpida sobre a Eutanásia

Oito anos depois de se ter iniciado o processo, a lei sobre a morte medicamente assistida foi finalmente promulgada pelo Presidente da República. A deputada Isabel Moreira faz o balanço em relação a todos os percalços e obstáculos colocados à entrada em vigor desta legislação.

Invasão da Ucrânia: “Se não houver responsabilização, a ordem internacional é posta em causa.”

Depois do Brasil segue-se Angola, ao mesmo tempo que se sucedem os encontros com os países do Magreb. A diplomacia portuguesa tem focado os seus esforços no reforço das relações com países com maior potencial económico para Portugal. O Ministro dos Negócios Estrangeiros elenca as iniciativas em curso e clarifica o posicionamento de Portugal sobre a Guerra da Ucrânia.

”Nos Tribunais o que estamos a fazer é mudar todo o sistema”

O Secretário de Estado da Justiça faz o balanço das mudanças que estão a ser implementadas no setor. O número de pendências na Justiça já se reduziu para valores similares aos que existiam nos anos 90 do século passado. O novo sistema online de pedidos de nacionalidade descongestionou todo o processo. Os sistemas de apoio ao Tribunais estão a caminho da total digitalização e desmaterialização. E o BUPi (Balcão Único do Prédio) está a permitir uma transformação disruptiva que vai ajudar à implementação de políticas públicas do território e no Interior.