home

Nova dinâmica na execução do Programa de Desenvolvimento Rural

Nova dinâmica na execução do Programa de Desenvolvimento Rural

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, pretende acelerar o ritmo de execução do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), por forma a aproveitar na íntegra as verbas do quadro comunitário de apoio ao sector para o período de 2014 a 2020.

Notícia publicada por:

Nova dinâmica na execução do Programa de Desenvolvimento Rural

Para cumprir este objetivo, o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural vai proceder à contratação de mais cerca de 63 milhões de euros de investimento direto na agroindústria.

Com esta iniciativa, Capoulas Santos pretende prosseguir o desbloqueamento das ações do Plano de Desenvolvimento Rural, cuja execução se situou em 0% em 2014 e não excedeu os 12% em 2015.

A reduzida taxa de execução destes fundos comunitários nos últimos dois anos levou já ao afastamento de três gestoras destes fundos europeus. Uma decisão justificada com a necessidade de “dar uma nova orientação política ao PDR 2020” e “imprimir uma nova dinâmica, nomeadamente no que diz respeito à contratação e execução das medidas de apoio à agricultura”.

Relativamente ao investimento direto na agroindústria, estão em causa 65 projetos de investimento na transformação e comercialização de produtos agrícolas integrados no PDR.

Em termos de distribuição geográfica, 21 projetos situam-se na Região Norte e representam um investimento de 19,5 milhões; 12 situam-se na Região Centro e valem 7,3 milhões de euros de investimento; 17 estão na Região do Alentejo e representam cerca de 13 milhões de investimento.

A Região que concentra maior capacidade de investimento é Lisboa e Vale do Tejo, onde serão aplicados 23 milhões de euros, distribuídos por 15 projetos.

O ministro considera que “é muito relevante que a execução deste importantíssimo instrumento de apoio adquira ritmo”, adiantando que “é preciso restaurar a confiança dos empresários agrícolas nas instituições e prosseguir a dinamização do setor agrícola nas suas diversas vertentes de atividade”.