home

Municípios mais sustentáveis são do PS

Municípios mais sustentáveis são do PS

A maioria dos municípios mais sustentáveis são liderados pelo PS. Das 30 autarquias mais sustentáveis do país, 16 são presididas por autarcas socialistas. Lisboa está à frente no ranking.

Notícia publicada por:

Municípios mais sustentáveis são do PS

Os autarcas socialistas estão na presidência da maioria dos municípios com melhor desempenho de sustentabilidade. No topo da lista está o município de Lisboa, liderado pelo dirigente socialista Fernando Medina.

Na lista dos 30 municípios mais sustentáveis, 16 são presididos por autarcas eleitos pelo Partido Socialista, sendo que, Sines, Constância e Vila Velha de Ródão encontram-se nos dez melhores concelhos.

A edição de 2019 do Rating Municipal Português, apresentada esta manhã, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, classifica o desempenho dos 308 municípios do país em termos de sustentabilidade, a partir da ponderação de 25 indicadores reunidos em quatro dimensões principais: governance, serviços ao cidadão, desenvolvimento económico e social, e sustentabilidade financeira.

As dimensões e os critérios de avaliação do estudo foram definidos com a colaboração de diversas entidades, designadamente, o Tribunal de Contas, a Inspeção-Geral das Finanças, a Direção-Geral das Autarquias Locais e a Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

O estudo promovido pela Ordem dos Economistas revela que metade das autarquias com piores indicadores de sustentabilidade são presididas por autarcas de partidos de direita: 12 as câmaras municipais do PSD (incluindo Celorico da Beira, que ocupa a última posição), duas governadas por coligações PSD-CDS (Alijó e Tabuaço) e uma pelo CDS-PP (Santana, na ilha da Madeira).

“Os municípios grandes e os municípios de média dimensão”, na sua maioria situados no Norte e no Centro do país, “são os que têm o melhor comportamento ao nível da sustentabilidade, grosso modo”, salientou o coordenador do estudo, Paulo Caldas.

O ex-autarca, acrescenta que “os municípios pequenos, pelo lado contrário, são municípios que têm piores resultados ao nível da sustentabilidade e eles localizam-se de forma dispersa nas regiões ou de baixa densidade ou nas regiões mais afastadas das áreas metropolitanas. Estamos a falar, grosso modo, das ilhas, do Alentejo e do Algarve”, referiu Paulo Caldas.

No quadro dos 308 municípios portugueses, 185 são considerados pequenos (com menos de 20 mil habitantes), 99 de média dimensão (com entre 20 mil e 100 mil habitantes) e os restantes 24 são de grande dimensão (com mais de 100 mil habitantes).

A capacidade e competência dos autarcas socialistas são há muito reconhecidas pelos portugueses e ficaram evidentes, nomeadamente, nas ultimas eleições autárquicas, realizadas em 2017, quando o Partido Socialista, conquistou 159 câmaras municipais (142 com maioria absoluta) e 1295 freguesias (além de 14 em coligação), o que significou que “o PS teve a maior vitória eleitoral de toda a sua história”, como então sublinhou o Secretário-geral, António Costa.