home

Ministro do Trabalho divulga números falsos sobre emprego

Ministro do Trabalho divulga números falsos sobre emprego

O PS, pela voz do seu secretário nacional João Galamba, acusou hoje o ministro Pedro Mota Soares de divulgar números falsos sobre o emprego em Portugal, lembrando que o balanço líquido do mandato do Governo aponta para a destruição de 320 mil postos de trabalho.

Notícia publicada por:

Ministro do Trabalho divulga números falsos sobre emprego

João Galamba reagia em declarações os jornalistas na Assembleia da República às afirmações proferidas pelo ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, na segunda-feira, em Portimão, onde afirmou que desde o início de 2013 foram criados 175 mil novos postos de trabalho em Portugal.

“O ministro Mota Soares deve estar desorientado com a não retoma do emprego em Portugal, como demonstraram os mais recentes indicadores do Instituto Nacional de Estatística em maio, efabulou e inventou números sem qualquer credibilidade”, disse o deputado socialista, avisando que “cada vez que um membro do Governo faltar à verdade, o PS irá repô-la, fazendo os desmentidos que se impõem”.

Segundo João Galamba, “é falsa” a ideia do dirigente do CDS-PP de que Portugal criou 175 mil empregos desde o início de 2013, referindo que os dados demonstram antes que “foram apenas 120 mil, dos quais cerca de 75% são contratos de emprego e inserção”.

“Estes números apontados não incluem estágios e são empregos precários criados no Estado e nas Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS). Não há, portanto, qualquer dinamismo criador de emprego no setor privado”, sublinhou o deputado socialista.

Governo destruiu 320 mil empregos

João Galamba acusou também o ministro da Solidariedade e do Emprego de pretender “esconder” que o mandato do atual Governo começou em junho de 2011 e não apenas em 2013, referindo que “em quatro anos verifica-se uma destruição líquida de emprego na ordem dos 320 mil”.

Em declarações ao AS Digital Diário, o deputado Nuno Sá, coordenador dos deputados socialistas na Comissão Parlamentar de Trabalho, reagiu também às declarações de Mota Soares, afirmando que “o Governo tem muitas falhas de memória e quer contar histórias aos portugueses”.

Nuno Sá acrescentou que o Executivo da direita, “ao contrário do que refere o ministro Mota Soares, não começou a governar só em 2013. O PSD/CDS-PP governa desde 2011 e é o responsável pelo maior desemprego de sempre em Portugal”.

Para o deputado do PS, “o ministro Mota Soares, deliberadamente, só quer contar uma parte da história do emprego na sua governação porque não diz que tipo de emprego está a ser criado e se é sustentável. Não diz quais os salários praticados, quais os setores da economia em que foram criados empregos e se são estratégicos para a recuperação económica de Portugal”.

Para além de que, acrescenta, o governante “recusa a responder quantos empregos criados são subsidiados pelo Estado e quantos resultam das medidas ativas de emprego”.