home

Livre acesso e circulação no SNS já em abril

Livre acesso e circulação no SNS já em abril

O livre acesso e livre circulação no Serviço Nacional de Saúde (SNS) será uma realidade no muito curto prazo. A partir de abril, os portugueses vão poder escolher os hospitais para onde querem ser encaminhados pelos médicos de família, anunciou o ministro da Saúde.

Notícia publicada por:

Agência Europeia do Medicamento é objetivo nacional

No final da apresentação dos 82 contratos de referência agora criados para esta finalidade, Adalberto Marques Fernandes referiu que ainda não foram assinados os primeiros contratos-programa que definem o financiamento da atividade dos hospitais por um atraso de publicação do plano orçamental que ainda corre os seus trâmites na Assembleia da República.

A ideia é deixar que os portuguese possam ir onde sentem que está a “competência, a diferenciação e o saber fazer” do SNS.

Falando aos jornalistas, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o ministro garantiu que os hospitais com centros de referência terão o financiamento reforçado.

Os 82 centros de referência, em 19 áreas, foram escolhidos entre 184 candidaturas pela comissão liderada por João Lobo Antunes.