home

Lara Martinho aplaude potencial de criação de 70 postos de trabalho na Terceira

Lara Martinho aplaude potencial de criação de 70 postos de trabalho na Terceira

A deputada socialista eleita pelo círculo dos Açores Lara Martinho congratulou-se com dois “projetos estratégicos” desenvolvidos pelo Governo da República na ilha Terceira: o Centro para a Defesa do Atlântico (CeDA) e o Centro Operacional SST (Space Surveillance Tracking). Ambos têm o potencial, na fase de pleno funcionamento, de criar cerca de 70 novos postos de trabalho diretos altamente qualificados, 20 no Centro Operacional SST e 50 no Centro para a Defesa do Atlântico, como foi anunciado pelo ministro da Defesa.

Notícia publicada por:

Lara Martinho regista abertura da Comissão Europeia para manter financiamento atual do Programa

Lara Martinho começou por saudar o ministro da Defesa, durante a sua audição na Comissão Parlamentar de Defesa Nacional, na Assembleia da República, por ter dedicado a intervenção inicial aos Açores.

Segundo a parlamentar açoriana, “é mais um claro sinal de que este Governo da República olha de outra forma para os Açores e pensa estrategicamente a região ao integrá-la em projetos estratégicos nacionais”.

A socialista apontou que o CeDA representa uma “importante oportunidade para a Base das Lajes e para a ilha Terceira”. Também o Centro Operacional SST “é outra importante notícia para a ilha” e, em especial, para o Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira (TERINOV), uma vez que o centro “poderá ser uma importante âncora para o desenvolvimento do TERINOV”, defendeu.

O ministro Azeredo Lopes explicou que o Centro Operacional SST é um projeto nacional que vai ter acesso a verbas de 500 milhões de euros da União Europeia.

Relatório sobre contaminação dos solos estará pronto até final do ano

Questionado por Lara Martinho sobre o estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em colaboração com o Laboratório Regional (LREC), para aprofundar alegações sobre eventuais sítios ou eventuais situações em que possa ou não existir contaminação, o ministro revelou que a conclusão do estudo está apontada para o final do presente ano, sendo que a versão intermédia será divulgada em outubro, a tempo da próxima Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos da América “para reforçar o diálogo entre a parte portuguesa e a norte-americana”.

Quanto ao pedido da Câmara Municipal da Praia da Vitória de cedência do porto militar da Praia da Vitória para construir um cais de cruzeiros neste porto, que é utilizado pela Força Aérea norte-americana, Azeredo Lopes disse que o pedido da autarquia foi registado, sendo que o Governo está a analisar que seguimento pode dar a esta solicitação, tratando-se de uma infraestrutura da NATO.

Lara Martinho aproveitou ainda a presença do ministro da Defesa para evidenciar a “importante cooperação” que tem existido entre o ministério e as autarquias terceirenses. Esta cooperação permitiu a resolução de situações que se encontravam paradas há algum tempo, como por exemplo a cedência de terrenos que permitiram criar dois novos pontos turísticos na ilha: o Miradouro da Boavista, na Praia da Vitória, e o Passeio Panorâmico das Baías de Angra, cuja cedência dos terrenos do Relvão se arrastava há mais de 70 anos.

Relativamente à certificação para uso civil da Base das Lajes, “uma antiga reivindicação da ilha Terceira”, a deputada do PS felicitou o Governo por esse exercício ter corrido bem, reunindo mais de 100 participantes, dando garantias de que o processo estará concluído em julho. Lara Martinho deixou ainda uma crítica aos partidos da direita, lamentando que, até à entrada em funções do Governo do PS, “nada tenha sido feito apesar dos vários anúncios”.