home

Investir em Portugal é investir na Europa

Investir em Portugal é investir na Europa

Portugal pode ser a porta de entrada dos investidores chineses na União Europeia, afirmou António Costa aconselhando potenciais investidores chineses a consultarem as empresas que já estão presentes no nosso país.

Notícia publicada por:

Investir em Portugal é investir na Europa

O primeiro-ministro discursava no Fórum Investimento em Portugal, perante centenas de empresários de Xangai, ocasião que aproveitou para lembrar que “tal como Xangai, Portugal tem uma longa tradição de abertura ao mundo, e é um país membro da União Europeia”. “Portanto, investir em Portugal, ter visto para entrar ou para residir em Portugal é o mesmo que investir, exportar ou residir em qualquer país da União Europeia”, enfatizou, sublinhando, aliás, que existe interesse dos chineses, pois “temos registado um elevado crescimento do número de cidadãos chineses que residem ou investem no nosso país”

António Costa clarificou de seguida que Portugal não é um país dirigido apenas às grandes empresas, “mas a todas as pequenas e médias que queiram investir”.

“Dirigimo-nos também a todos os que querem estudar em Portugal”, pontualizou ainda.

O primeiro-ministro português disse igualmente que nas relações entre Portugal e a China “ainda há um grande potencial para desenvolvimento nos setores financeiro e da energia”, vincando que também há boas oportunidades por explorar no nosso país, como acontece no setor automóvel.

Há ainda em oportunidades de negócios em Portugal nos setores dos têxteis, do calçado – que António Costa disse ser o segundo mais caro do mundo em valor –, no agroalimentar – desde a carne, à fruta, ao azeite e ao vinho –, e também no turismo.

O dia de António Costa em Xangai começou com um pequeno-almoço com empresários, entre os quais se encontravam representantes de alguns dos maiores grupos económicos desta região da China.

O primeiro-ministro português esteve ainda presente numa mostra de produtos nacionais em Xangai, intitulada Sabores de Portugal, com a presença de várias marcas nacionais de vinho, azeite, conservas, queijos, enchidos e chocolates.

Foi ainda anunciado que a associação de empresas agroalimentares Portugal Food vai assinar um protocolo com a maior distribuidora de produtos estrangeiros para supermercados da China.