fbpx

Fórum Mário Soares: Igualdade em Liberdade


No âmbito da iniciativa Fórum Mário Soares: Igualdade em Liberdade, realizou-se no dia 14 de novembro 2020, a primeira conferência do ciclo “O Futuro da solidariedade em Portugal e no mundo”, que visa lançar o debate sobre os desafios que as sociedades contemporâneas enfrentam hoje em dia em consequência da pandemia covid19 e que se pensavam ultrapassados pelos avanços científicos e pelo progresso socioeconómico das últimas décadas.

A primeira conferência deste ciclo, dedicada ao tema “Portugal e a solidariedade na Europa e no mundo global”, contou com a intervenção do presidente do Conselho Coordenador do Fórum Mário Soares, Augusto Santos Silva, e do presidente da Federação do PS Porto, Manuel Pizarro. Seguiu-se um painel com intervenções de Andrés Malamud, investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sobre o multilateralismo e as alianças internacionais: continuidades e mudanças; Isabel Santos, eurodeputada no Parlamento Europeu, que abordou a solidariedade na União Europeia: desenvolvimento desigual ou coesão; e Tiago Fernandes, professor do ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, doutorado em ciências sociais e políticas, que dedicou a sua intervenção  ao renascimento dos autoritarismos, a política externa dos pequenos estados e caso português. O debate foi moderado pelo jornalista do Jornal de Notícias, Paulo Ferreira. Tendo em conta as limitações causadas pela pandemia covid19, esta sessão foi inteiramente digital e transmitida em direto através do Facebook do PS.

Está ainda prevista a realização de três conferências até ao terceiro trimestre de 2021 sobre: A solidariedade territorial e a democracia local; O papel do Estado no desenvolvimento económico e na solidariedade coletiva; e O socialismo na construção da democracia e da solidariedade cívica.