home

PS destaca mensagem de “apelo à cooperação e responsabilidade coletiva” para a recuperação do país

PS destaca mensagem de “apelo à cooperação e responsabilidade coletiva” para a recuperação do país

O Secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, destacou o “apelo à cooperação e o sentido de responsabilidade coletiva” deixado pelo Presidente da República no seu discurso do 10 de Junho, nas cerimónias comemorativas do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorreram na quinta-feira, no Funchal.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Falando numa mensagem “muito oportuna e importante” do chefe do Estado para a fase que Portugal está a viver, o ‘número dois’ da direção socialista reafirmou “ser essencial” o papel da cooperação na recuperação económica do país e das condições de vida das pessoas.

“Destacaria, de facto, algumas das mensagens [do Presidente da República]. Por um lado, o apelo à cooperação da sociedade civil, suas instituições e instituições políticas para sermos capazes de aproveitar bem os recursos que iremos ter disponíveis para desbloquear muitos dos bloqueios ao nosso desenvolvimento coletivo”, afirmou José Luís Carneiro aos jornalistas, no Porto.

“E, desse ponto de vista, quebrarmos barreiras à igualdade de oportunidades e ao desenvolvimento social”, reforçou.

O Secretário-geral adjunto socialista enalteceu ainda a “significativa” referência à valorização do mar e das oportunidades dos oceanos, enquanto visão estratégica para a sustentabilidade do planeta e fator de desenvolvimento, assim como a “importância” das diásporas portuguesas em todo o mundo, como fator de desenvolvimento social e económico.

“Pareceu-me muito importante lembrar que, assim como nós queremos que os nossos emigrantes sejam bem tratados nos países de acolhimento, os mesmos deveres da sociedade portugueses em reconhecer os cidadãos migrantes como iguais e criáramos todas as condições de boa integração”, salientou.

José Luís Carneiro ressalvou ainda, em comunhão com a mensagem do Presidente da República, as oportunidades que a Europa vai permitir abrir com os fundos europeus para a recuperação económica e social e a erradicação da pandemia de Covid-19.

ARTIGOS RELACIONADOS