home

Articulação entre Governo e autarquias permite transformar o investimento em desenvolvimento

Articulação entre Governo e autarquias permite transformar o investimento em desenvolvimento

A presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, Ana Catarina Mendes, defendeu hoje, em Évora, a importância da recuperação do património cultural “para o desenvolvimento dos territórios” e insistiu na necessidade de haver articulação entre o Executivo e as autarquias.

Notícia publicada por:

A líder da bancada do PS, que visitou esta manhã a Biblioteca Pública de Évora, a Igreja de São Brás (Ermida de São Brás) e a Igreja do Espírito Santo com o objetivo de fazer um balanço do impacto da governação socialista no território nacional e avaliar o modo como as políticas públicas fizeram a diferença no combate à pandemia de Covid-19, no âmbito da preparação do debate do Estado da Nação, salientou a “importância da recuperação em curso do património cultural, abrindo assim novas oportunidades de desenvolvimento para os territórios”.

“Mas há um alerta que tem de ser feito: a articulação entre Governo e autarquias é essencial para transformar o investimento em desenvolvimento”, avisou.

Ana Catarina Mendes, que estava acompanhada pelos vice-presidentes do Grupo Parlamentar do PS Constança Urbano de Sousa e Porfírio Silva, e pelo deputado eleito pelo círculo de Évora Norberto Patinho, vincou que “as autarquias que se recusam a colaborar com o Governo fazem as populações perder oportunidades e caem no imobilismo”.

“Esta necessidade de colaboração – que é evidente no património cultural – é-o também noutras áreas como a economia, o digital e a educação, aumentando assim a competitividade dos territórios e as oportunidades para as populações”, concluiu.

A Igreja de São Brás e a Igreja do Espírito Santo estão, neste momento, em fase de restauro graças a financiamentos comunitários. Já a Biblioteca Pública de Évora reabriu após obras de conservação, num investimento de quase meio milhão de euros.

O próximo destino deste roteiro de proximidade será o distrito de Setúbal no dia 4 de junho.

ARTIGOS RELACIONADOS