fbpx

Prémio Mário Soares abre candidaturas até 31 de maio


A Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu apresenta esta segunda-feira a primeira edição do Prémio Mário Soares, destinado a galardoar, anualmente, alunos do 3º ciclo do ensino básico pelos trabalhos apresentados no âmbito da componente curricular ‘Cidadania e Desenvolvimento’ e que valorizem aspetos da cidadania europeia.

“É uma homenagem a um grande socialista e a um grande cidadão português e europeu, e uma forma de inspirados pelo seu exemplo, incentivar junto dos estudantes portugueses a reflexão sobre os valores europeus, o estudo do projeto europeu e a participação ativa na sua aplicação”, explica o presidente da Delegação Socialista Portuguesa, Carlos Zorrinho.

Para além da componente curricular ‘Cidadania e Desenvolvimento’, poderão também concorrer ao Prémio Mário Soares trabalhos realizados no contexto de outras disciplinas, do mesmo ciclo de estudos, que tenham por finalidade contribuir para o desenvolvimento de um sentimento de pertença dos cidadãos à União Europeia.

Os autores dos cinco melhores trabalhos serão premiados com uma visita ao Parlamento Europeu que incluirá viagem e estadia por duas noites em Bruxelas.

O júri do Prémio Mário Soares será presidido por Isabel Soares, filha de Mário Soares e Maria Barroso.

As candidaturas poderão ser apresentadas até 31 de maio, através do site www.premiomariosoares.eu, sendo os vencedores divulgados em junho.