fbpx

PS reúne com parceiros económicos e sociais sobre desconfinamento e PRR


O Secretário Geral Adjunto, José Luís Carneiro, a Secretária Nacional para o Trabalho e Economia Social, Susana Ramos, reuniram ao longo das últimas duas semanas com os parceiros económicos e sociais com o objetivo de ouvir os parceiros sobre o desconfinamento, as medidas de apoio económico e social e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Na generalidade, os parceiros económicos e sociais manifestaram concordar com as opções do Plano de Desconfinamento e com as medidas de apoio económico e social. Reconheceram, ainda, que a dimensão desta crise exige um forte sentido de cooperação e compromisso entre as forças sociais e políticas, e entre as empresas e os trabalhadores.

Os parceiros económicos e sociais transmitiram ao longo das reuniões que veem no PRR uma oportunidade de relançamento da economia e de recuperação das condições de vida em sociedade. Foi também sublinhada a importância de à recuperação económica corresponder a melhoria e a dignificação das condições dos trabalhadores.

José Luís Carneiro lembrou que “por iniciativa do Governo, já estão em vigor medidas de apoio à família, aos trabalhadores independentes e incentivos aos profissionais de saúde” e que as medidas extraordinárias de resposta à pandemia impuseram já, até fevereiro deste ano, um aumento da despesa de 4 729M€.”

O PS reuniu com a CGTP – Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses Intersindical e a UGT – União Geral de Trabalhadores e com as organizações sindicais CIP – Confederação Empresarial de Portugal, CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal e CTP – Confederação do Turismo Português.