home

PS e JS promovem em ciclo de debates digitais com desigualdades e vulnerabilidades sociais na agenda

PS e JS promovem em ciclo de debates digitais com desigualdades e vulnerabilidades sociais na agenda

O Partido Socialista e a Juventude Socialista organizam, em parceria com os Global Shapers em Lisboa, o ciclo de conferências “Recuperar Portugal”, cujo primeiro de seis debates dedicado ao tema “Desigualdades e vulnerabilidade sociais” irá decorrer no próximo dia 20 de janeiro, às 19h00, e poderá ser acompanhado digitalmente.

Esta primeira conferência conta na sessão de abertura com as intervenções do Secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, do Secretário-geral da JS, Miguel Matos, e do secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro. Carlos Farinha Rodrigues, professor no ISEG, Duarte Fonseca, da Global Shapers Portugal e diretor executivo da APAC Portugal, e Tiago Estevão Martins, deputado coordenador na Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, são os oradores do primeiro debate, moderado pela presidente das Mulheres Socialistas-Igualdade e Direitos, Elza Pais, e que irá debater as desigualdades sociais.

Carlos Farinha Rodrigues é professor no ISEG-UL, investigador do Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica, presidente da Direcção do Instituto de Políticas Públicas Thomas Jefferson-Correia da Serra e assessor do Instituto Nacional de Estatística nas áreas de distribuição do rendimento e das estatísticas das famílias. Tem publicado diversos estudos sobre a distribuição do rendimento em Portugal.

Duarte Fonseca nasceu na cidade do Porto, onde se formou em Terapia Ocupacional e trabalhou durante 1 ano numa prisão. Trabalhou durante 4 anos na Beta-i como consultor de inovação e durante 3 anos na Associação Just a Change. É atualmente Diretor Executivo da APAC Portugal, uma associação que cofundou em 2015 e que tem como missão disseminar e implementar novas abordagens que transformem a vida de todos os reclusos, e que promove o negócio social Reshape Ceramics. Faz parte dos Global Shapers, uma Comunidade do World Economic Forum, desde 2019.

Tiago Estevão Martins é mestre em Comunicação e Jornalismo, deputado eleito à Assembleia da República na XIV legislatura pelo círculo de Coimbra e é o coordenador do Grupo Parlamentar do PS na Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto.

O ciclo de conferências “Recuperar Portugal” irá decorrer no primeiro semestre de 2021 com mais 5 debates dedicados ao “Potencial Produtivo e Competitividade”, “Transição Climática”, “Transição Digital”, “Futuro do Trabalho” e “Coesão Territorial”. A iniciativa alargada à sociedade civil, contará com a participação de jovens da associação Global Shapers, promovida pelo Fórum Económico Mundial, académicos e ativistas.

Os debates podem ser acompanhados nas páginas de Facebook da Sede Nacional do PS e da Juventude Socialista.