fbpx

Ministério da Educação lança projeto para promover literacia digital de pais e encarregados de educação


Capacitar os pais e encarregados de educação com competências digitais para poderem acompanhar e apoiar os filhos no ensino à distância é o principal objetivo da Academia Digital para Pais.

O Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE), lançou um projeto que visa capacitar os pais e encarregados de educação para poderem acompanhar e apoiar os seus filhos e educandos no ensino à distância.

A Academia Digital para Pais resulta de uma parceria entre a DGE e a EDP Distribuição e destina-se às famílias de alunos dos 1º. e 2º. ciclos do ensino básico que residam nas áreas caraterizadas por maiores dificuldades económicas e sociais. O projeto vai, assim, abranger mais de 130 escolas dos denominados territórios educativos de intervenção prioritária (TEIP).

As ações de formação, que decorrerão nos estabelecimentos de ensino aderentes, são gratuitas e têm a duração de 8 horas em horário pós-laboral, sendo que poderão participar até duas pessoas por agregado familiar.

No âmbito da formação, serão também transmitidos conhecimentos básicos sobre como aceder a serviços públicos e privados através dos respetivos canais digitais, o que contribui para o combate à iliteracia digital e promoção da inclusão na sociedade atual.

Pode consultar o regulamento e obter mais informações aqui.